Casal empresários Andersom Fernandes Rosa e Gisele Gonçalves Romagna

 

Uma aposta empresarial que deu certo graças à junção do empreendedorismo, da qualificação profissional, e da promissora potencialidade industrial e comercial de Lages

 

 

A Talismar Moda Íntima, com atuação na indústria de confecções e comércio, com loja no varejo e atacado, apostou no mercado lageano há 10 anos e hoje é uma empresa consolidada com cadastro de mais de 2.000 clientes que abrangem a Serra Catarinense, oeste de Santa Catarina, região da grande Curitiba e norte/nordeste do Rio Grande do Sul. Fornece também parte da produção de lingerie para a empresa Gimara Confecções, de Tubarão-SC.

O forte da Talismar é a fabricação de lingerie básica (moda íntima), destacando-se também a marca New Love com peças mais sofisticadas de lingerie e a Juicebox voltada à linha fitness. A Talismar também produz a linha de dormir, pijamas, camisolas, linha soft (conjuntos de dormir) para aquele frio do inverno lageano.

 

 

 

A empresa adquiriu recentemente o terreno ao lado da atual estrutura e está nos planos da empresa a ampliação da linha produtiva e das instalações físicas até o início do próximo ano, situadas na avenida Dom Pedro II, passando dos atuais 1250 metros para aproximadamente 2.000 metros quadrados de área construída.

 

 

A Talismar Moda Íntima, é hoje um empreendimento responsável pela geração de 80 vagas de emprego diretos, com potencialidade a curto prazo, para aumentar em 50% o número de funcionários contratados. Isso significa dizer, conforme garante o diretor Andersom Fernandes Rosa, que a atual produção diária de 4.500 peças de lingerie com a ampliação do espaço físico e do número de colaboradores de 80 para aproximadamente 130, aumentará a produção diária para aproximadamente 7.000 peças/dia.

 

“Estamos com demanda de contração de costureiras e apostamos na parceria com o poder público municipal, através da secretaria de Desenvolvimento econômico, para a viabilização de cursos de qualificação de mão-de-obra nesta área de costura industrial”, aposta o empresário Andersom Rosa.

Um dos fatores fundamentais pela aposta da Talismar no mercado lageano, no ano de 2011, foi a possibilidade de poder contratar, naquela época, 16 costureiras qualificadas pelo Senai, através de curso implantado em parceria com a Prefeitura de Lages.  E hoje esta necessidade básica da empresa se repete por conta do sucesso que a Talismar tem conquistado ao longo de uma década de atividades industriais e comerciais em Lages.

 

Empreendedorismo: marca maior da Talismar

 

O jovem casal de empresários Andersom Fernandes Rosa e Gisele Gonçalves Romagna vieram da cidade de Tubarão-SC para Lages em 2011, inicialmente para sondar o potencial industrial e comercial da cidade polo da região serrana.

“Fizemos viagens de sondagem junto à Associação Industrial de Lages e à Câmara de Dirigentes Lojistas e um fator significativo para a tomada de decisão em abrir uma fábrica aqui, foi o curso de costura em máquinas industriais que a Prefeitura de Lages disponibilizava em parceria com o Senai. Pudemos então contratar de imediato 16 costureiras e desta forma iniciar as atividades industriais”, destaca Andersom.

Daquele grupo inicial de colaboradoras, grande parte das costureiras contratadas permanecem na empresa, como é o caso da atual supervisora de produção Fernanda Dias de Oliveira e da costureira Dayana Sgaria dos Santos. “Quando ainda fazia o curso, no Senai, não imaginava que fosse ser contratada tão rápido. A oportunidade que tivemos da Talismar foi e continua sendo muito importante para todas nós. Quando vejo o produto final, na linha de produção, é muito gratificante”, comenta Fernanda.

 

“Aprendi muito com a Talismar. É maravilhoso e muito gratificante trabalhar nesta empresa, aqui me sinto em família. Aqui somos uma família”, diz Dayana.

 

 

 

Como surgiu a Talismar

 

O empresário Andersom Fernandes Rosa, fundou a Talismar Moda Íntima no dia 10 de fevereiro de 2011, iniciando a produção de lingeries em 16 de março de 2011. Já no início do ano de 2012, percebendo que a empresa estava cada vez com mais demanda de produção, foi adquirido um terreno na Avenida Dom Pedro e em 21 de abril de 2013, inaugurava a nova sede da empresa, neste local. No mês julho daquele ano inaugurava a loja para venda no atacado e varejo.

 

“Trabalhamos um tempo só fabricando para atender demanda da Gimara Confecções, de propriedade de meu sogro. Éramos inicialmente uma empresa prestadora de serviços. Hoje, passada uma década, a Talismar ainda atende demanda comercial desta empresa com sede em Tubarão-SC”, conta Andersom Rosa.

O empresário relata como surgiu a Talismar, cujo nome é uma junção do nome do casal de filhos: Tales e Marcely. Tales virou (TALIS) e Marcely (MAR), surgindo assim o nome (TALISMAR).

 

Andersom nasceu em 1981 na cidade de Nova Veneza-SC. Em 1983 os pais, agricultores, resolveram voltar para a cidade de Tubarão-SC, onde até hoje vivem. “Com 10 anos já ajudava meus pais na roça, cuidava das estufas de fumo, puxava o boi para passar o arado na terra, lembro como se fosse hoje. Em 1995, aos 14 anos de idade deixei o trabalho na roça, junto de meus pais, e fui trabalhar em uma fábrica de confecções. Em 2001 a convite do meu sogro, fui trabalhar como gerente na indústria de confecções dele. No ano de 2010, enfrentávamos grande dificuldade de contratação de mão-de-obra, em Tubarão, daí em uma parceria com a empresa do meu sogro, resolvemos buscar novo mercado de mão-de-obra, e foi aí que Lages entrou nesta história, tanto é que estamos aqui há uma década e com perspectivas de crescimento”, destaca o empresário.

 

Texto _ Iran Moraes

Fotos _ Gugu Garcia