“O município de Lages e a Serra inteira se sente orgulhosa. A movimentação de máquinas e caminhões é intensa e é uma prévia dos benefícios que a empresa trará. O mundo inteiro está chocado com as reviravoltas que o Coronavírus provocou na vida de cada um de nós, mas notícias de prosperidade, como as da Berneck, nos enchem de esperança,  acredita o prefeito Antonio Ceron

Em tempos de apreensão nos âmbitos de saúde e economia diante da pandemia do novo Coronavírus, o gerador da Covid-19, empresas se esforçam para suavizar as consequências na cadeia de produção, faturamento, despesas e empregabilidade. Em Lages, as obras de construção da unidade fabril da Berneck S.A. Painéis e Serrados permanecem em normalidade e avanços são visualizados constantemente da vista da rodovia BR-116. Em supervisão às obras da Berneck na tarde desta quarta-feira (6 de maio), o prefeito Antonio Ceron conferiu de perto o empreendimento em edificação à margem da BR-116, próximo ao limite entre Lages e Capão Alto. “O município de Lages e a Serra inteira se sente orgulhosa. A movimentação de máquinas e caminhões é intensa e é uma prévia dos benefícios que a empresa trará.

O andamento atual das obras da Berneck permanece em execução pela empresa Dalba Engenharia, sendo que 70% da terraplanagem estão prontos, 40% da drenagem pluvial concluídos e pavimentação asfáltica iniciada, na parte de sub-base, bases dos acessos e estacionamento. Informações do gestor de contrato da Dalba, engenheiro civil, Michel Metz.

Na terça-feira (5 de maio), à tarde, foi realizada uma reunião entre a prefeitura, representada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mário Hoeller de Souza (Marião), e representantes das empreiteiras fornecedoras e prestadoras de serviço no processo de construção da fábrica, entre Dalba Engenharia (de Guarapuava, no Paraná), Construtora Viero, (Erechim, RS),  GM Montagens Industriais (de Sertãozinho, SP) e Tecniwer Industrial (esta de Jaraguá do Sul, uma subcontratada da multinacional WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo), além de profissionais de Recursos Humanos (RH) da própria Berneck. O encontro serviu para apresentar a estrutura da prefeitura, mais precisamente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, de modo a auxiliar estas empresas na contratação de mão de obra local em regime de carteira assinada e/ou de temporário, por intermédio de um dos serviços de ponta desta pasta municipal, o Banco do Emprego.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico está situada na rua Sebastião Furtado, nº: 81, esquina com a rua Benjamin Constant, Centro, próxima à Policlínica Municipal. O público é recebido de segunda a sexta-feira, com portas abertas das 13h às 19h. Para ser atendido em um dos guichês, em sistema de senhas, basta o cidadão comparecer com carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. Contatos: 3224-0600/3224/0700.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Greik Pacheco