Os trabalhos continuarão sendo realizados durante todo o período de vigência da Portaria 256 assinada pelo Governo do Estado.

Tendo em vista as comemorações do Dia das Mães, que transcorrerá neste domingo (dia 10 de maio) a Vigilância Sanitária, da Prefeitura de Lages, intensifica nesta semana a fiscalização dos restaurantes da cidade. A tendência é que haja maior procura por estes estabelecimentos neste dia especial e orientações gerais são necessárias para evitar as aglomerações de clientes, nesta época de restrições e distanciamento social entre as pessoas para a prevenção e combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

Embora o movimento nos restaurantes, principalmente, tenha diminuído, de uma média diária de 400 refeições para apenas 60, como constata um gerente de estabelecimento localizado no Centro da cidade, sempre têm dias especiais como o Dia das Mães em que as pessoas preferem almoçar fora de casa.

As orientações da Vigilância Sanitária se enquadram à portaria assinada pelo governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés de Silva, que diz respeito ao funcionamento dos restaurantes com base na situação de emergência em saúde pública e plano de combate e prevenção à Covid-19. Trata-se da Portaria 256 da Secretaria de Estado de Saúde, de 21 de Abril de 2020.

O conjunto de normas impõe uma série de restrições e cuidados quanto a higienização dos estabelecimentos, bem como regras a serem adotadas pelos funcionários e condutas obrigatórias que cabem aos clientes, especialmente em estabelecimentos que oferecem a comida em sistema de buffet.

Iran Rosa de Moraes