São novos equipamentos com lâmpadas LED, os quais além de maior durabilidade irão possibilitar economia no consumo de energia e uma maior iluminação das vias públicas


Nesta semana, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, estará concluindo a instalação de um total de 99 novas luminárias de LED (em substituição as antigas), na avenida 31 de Março, no bairro Guarujá. São lâmpadas de 180 whats de potência que irão proporcionar melhor iluminação desta movimentada via urbana, resultando também em economia de energia.

“Nesta terça-feira devido à chuva, os trabalhos de instalação das novas luminárias foram paralisados, mas voltam assim que o tempo melhorar e não apresentar riscos em função de os serviços serem feitos com a rede energizada”, explicou o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Fernando Amaral.

O secretário disse ainda que depois da conclusão destes trabalhos na 31 de Março, equipes da Serrana Engenharia (terceirizada da Prefeitura) irão instalar 106 novas luminárias na avenida Santa Catarina, mais 103 na avenida Papa João XXIII e outras 414 na avenida Belizário Ramos (Carahá).

Fernando Amaral salientou que a Prefeitura já efetuou também a substituição de luminárias antigas por novas de LED na avenida Dom Pedro II, na área da Rodoviária Dom Honorato Piazera, no Terminal Urbano de Transporte Coletivo (Praça Vida Ramos Sênior), na avenida Aujor Luz e em diversas ruas do Centro da cidade.

Os principais pontos de acesso rodoviário à cidade de Lages igualmente receberão novas luminárias de LED, sendo que os recursos para todo este investimento público são oriundos de arrecadação da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip) paga pelo consumidor na tarifa da Luz.

Dentre as dezenas de vias públicas contempladas com esta importante melhoria, estão as avenidas Marechal Floriano, Presidente Vargas (no trecho entre o sinaleiro do Coral até a rótula do cemitério da Penha), Bruno Luersen, bem como as ruas Marechal Deodoro, São Joaquim, Cirilo Vieira Ramos, Campos Sales, Humberto de Campos, Manoel Antunes Pessoa, Joaquim do Arco Verde e Eleutério Furtado.

Iran Rosa de Moraes