Sem visitação por causa da pandemia do novo coronavírus, seis pinguins-de-magalhães foram liberados para fazer um passeio pelas dependências do Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Eles se chamam Monica, Phoebe, Rachel, Ross, Chandler e Joey, nomes inspirados na série de TV americana Friends, e fizeram a visita aos demais animais no domingo (26), um dia após o Dia Mundial do Pinguim.

 

Para que fosse feita a primeira ‘excursão’ dos pinguins pelas dependências do aquário, os aparelhos de ar-condicionado do local foram ligados em 17º C. Os animais foram acompanhados por uma equipe profissional treinada para a ocasião, informou o estabelecimento, e ficaram soltos por 20 minutos.

Outros aquários nos Estados Unidos e na Europa têm feito ações semelhantes para chamar a atenção do púbico sobre a importância em dar apoio a aquários e zoológicos que estão fechados e sofrem com falta de recursos para manter os animais, informou o biólogo marinho André Neto, que trabalha no Oceanic Aquarium.

 

O local está sem receber público desde 18 de março, por causa de decreto estadual que impôs quarentena em Santa Catarina a fim de evitar a transmissão do coronavírus.

 

“Além da importância em informar sobre as espécies, esta é uma ação gratuita que os aquários e zoológicos estão realizando para gerar entretenimento ao público em isolamento social”, disse.