Já é possível realizar pagamentos e outras transações bancárias utilizando aplicativos de mensagens instantâneas 

Abrir e manter uma conta em banco pode parecer algo simples para muita gente, porém, além da burocracia e das exigências dos bancos tradicionais, depender dos serviços de uma agência física é uma tarefa, muitas vezes, desgastante. Embora a maioria dos municípios do Brasil tenha leis sobre o tempo máximo de espera em uma fila de banco, não é raro perder meia hora ou mais na espera por um atendimento.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o valor movimentado por pessoas que não têm conta em bancos é de cerca de R$ 665 bilhões ao ano, um valor maior que o PIB do Chile, por exemplo. Esse número está relacionado à dificuldade de abertura de contas em bancos que, muitas vezes, exigem presença física em agência ou que só abrem contas para pessoas que cumprem uma lista de exigências de perfil.

Para oferecer serviços bancários de forma mais rápida – ao alcance das mãos, literalmente – e ampliar o acesso a uma conta corrente aos quase 45 milhões de brasileiros sem conta bancária, foi criada a Conta Zap Bank, a primeira conta 100% digital por mensageria do Brasil.

— Promovemos uma revolução nos meios de pagamento ao disponibilizar uma plataforma que faz transações financeiras apenas por troca de mensagens. É menos burocracia, mais autonomia e acesso a serviços financeiros e crédito — afirma Roberto Marinho Filho, CEO da Conta Zap.

A Conta Zap Bank é uma conta digital que veio para desburocratizar as operações bancárias e promover a inclusão financeira, inclusive para pessoas com dívidas ou negativadas. Com ela, é possível realizar operações financeiras, como transferências e pagamentos utilizando o aplicativo WhatsApp. A tecnologia permite pagar qualquer tipo de boleto, transferir entre pessoas, realizar TED, DOC e recarga de celular, entre outras funções.

— A Conta Zap Bank oferece serviços financeiros e crédito imobiliário apenas por troca de mensagens pelo WhatsApp, sem burocracia ou qualquer impedimento. Não é necessário comprovação de renda e até mesmo os negativados podem abrir uma conta em menos de 2 minutos, sem taxa de adesão ou anuidade — complementa Roberto Marinho Filho.

Conta pelo WhatsApp facilita o acesso aos serviços bancários

De acordo com o relatório Global Messaging Apps 2019, o Brasil tem mais de 130 milhões de usuários de WhatsApp ativos mensalmente, e uma pesquisa realizada, também em 2019, pela consultoria Croma Insights mostrou que o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Segundo a Croma Insights, checar as mensagens do comunicador é a primeira coisa que 65% dos usuários fazem ao acordarem.

Ou seja, um serviço que pretende se aproximar de um maior número de usuários para facilitar o dia a dia e permitir o acesso a transações básicas realizadas em agências bancárias, deve estar disponível em plataformas de uso simples e eficiente e que já fazem parte da rotina das pessoas.

— Além do WhatsApp, a Conta Zap Bank estará disponível pelo serviço de chat do Facebook e já há planos para o Telegram. Nossa a meta é alcançar um milhão de contas em três meses e expandir os serviços para outros países da América do Sul. Depois do Brasil, os próximos países serão Paraguai, Argentina e Peru — anuncia o CEO.

Cuidados com a segurança do dinheiro e dos dados de clientes são uma preocupação constante

Quando o assunto é dinheiro e mundo virtual, todo cuidado é necessário, afinal, ninguém quer correr o risco de perder investimentos ou de ter seus dados furtados e expostos. Por isso, o sistema da Conta Zap Bank foi desenvolvido para que todo o ambiente seja totalmente seguro e todos os dados e transações são mantidos sob sigilo com a mais alta tecnologia de segurança.

— Apesar de simples, a operação é muito segura. Contamos com uma infraestrutura tecnológica robusta e toda transação é de responsabilidade da Conta Zap Bank. É muito mais seguro que transações por app ou em dinheiro — explica Roberto.

As operações via WhatsApp podem ser confirmadas em duas etapas, o que reduz ainda mais as chances de fraudes, clonagem ou roubo. Vale lembrar que esse mensageiro criptografa as mensagens, assim, mesmo que alguém tentar acessar informações utilizando outro dispositivo, não é possível ter acesso às conversas armazenadas no telefone. Além disso, o usuário pode solicitar verificação de conta via SMS e desconectar um possível invasor.

— Usamos blockchain, infraestrutura de datacenter AWS, cloud da Amazon, soluções bancárias Bradesco e Matera, e crédito da Pontte, da Mauá Capital. A conta é o meio de transacionar o cartão, e os serviços com taxas mais acessíveis são debitadas do cartão Mastercard. Trata-se de um sistema já consolidado em países como China, Índia e EUA — ressalta Filho.

Quem pode utilizar os serviços bancários via WhatsApp

Ao contrário dos bancos comuns, que exigem comprovação de renda, nenhum débito pendente e outros inúmeros documentos e taxas, a Conta Zap Bank deseja ampliar o atendimento bancário para pessoas desassistidas pelo sistema financeiro tradicional, de todas as classes, inclusive as que nunca tiveram conta em banco ou que estão negativadas.

Para abrir a conta, é necessário acessar a plataforma do banco e, gratuitamente, o usuário recebe um cartão de débito MasterCard Internacional pré-pago, sem restrições e sem cobrança de mensalidade. Esse cartão pode ser usado no comércio normalmente para realizar pagamentos.

— Para abrir um conta, basta a pessoa mandar uma mensagem para o número 48 40529990 (do WhatsApp da Conta Zap Bank), passar o nome completo e CPF, e pronto. O cliente já estará apto a fazer operações como TED, DOC, pagar ou emitir boletos, fazer recargas, tudo por mensagens de texto. O tempo para abertura da conta não passa de 2 minutos. É muito simples, rápido e intuitivo! — finaliza Roberto Marinho Filho.

Por Estúdio NSC