A SCGÁS finalizou a primeira fase das obras de implantação da rede local de distribuição de gás natural em Lages. O combustível chegará inicialmente através do modal GNC (gás natural comprimido), transportado em caminhões, que será injetado na rede.

O contrato da logística de abastecimento será assinado em dezembro e o fornecimento efetivo deve iniciar em abril do ano que vem. A vencedora do certame foi a distribuidora American Oil, que transportará o GNC a partir de sua base de compressão em Indaial.

O gás natural é um energético que pode ser utilizado em vários setores da economia, desde processos industriais ao uso doméstico, e que possui grande potencial de gerar desenvolvimento por seus atributos econômicos, de eficiência energética e ambientais.

Em Lages, a rede atenderá inicialmente dois postos de combustíveis que operam atualmente pelo modal GNC, além de comércios e condomínios residenciais. Demandas para consumo podem ser informadas à central de atendimento da SCGÁS pelo telefone 0800 48 5050. Está em curso, em parceria com o SENAI Lages, uma capacitação de técnicos gasistas em instalação e conversão de equipamentos para gás natural, que formará profissionais para atender o mercado da região. O curso conta com oficina padrão para aprendizagem da operação dos equipamentos para uso comercial e residencial.

Nesta primeira fase foram investidos cerca de R$ 7 milhões para implantação de aproximadamente 11 km de rede nos seguintes trechos: Rua Bruno Luersen (465m), Av. Edésio Caon (1.220m), Rua Rodolfo Floriani (Rua lateral da BR-282 - 1.140m), Avenida das Torres (em frente Shopping - 240m), Av. Presidente Vargas (960m), Rua Major Bibiano Rodrigues de Lima (930m), Av. Luiz de Camões (2.680m) e Av. Dom Pedro II (4.170m). A segunda fase de obras no município já tem autorização da Aresc para ser executada e a rede será ampliada conforme a demanda para atender novos mercados.

Informações: SCGás/ Foto: Revista Visão – arquivo