O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoverá, a partir desta terça-feira, 5, o evento "Panc: Novos Rumos na Alimentação", em parceria com o Programa Mesa Brasil, do Sesc, e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).


O evento terá cinco módulos, até sexta-feira, 8, que serão ministrados por especialistas no assunto: a nutricionista e mestre em Fitotecnia, Irany Arteche; o biólogo Valdely Kinupp, autor de um livro sobre o tema; e o engenheiro agrônomo Nuno Madeira.

Os módulos são independentes e serão voltados para públicos diferentes. A programação envolverá estudantes, professores, cozinheiras de merenda escolar, agricultores familiares, agroecólogos, agrônomos, ambientalistas, biólogos, engenheiros florestais, profissionais de nutrição e de gastronomia e interessados no assunto.

O objetivo é difundir e popularizar os potenciais gastronômicos, nutritivos e ambientais das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc). A iniciativa é do programa de extensão da Udesc Lages "A botânica na Serra Catarinense: conhecimento e valorização", coordenado pela professora Roseli Bortoluzzi.

Também estão envolvidos os programas de extensão Amigos da Terra, coordenado pelo professor Álvaro Mafra; Educação Ambiental e Agroecologia - Formação e Capacitação de Recursos Humanos, coordenado pela professora Mari Inês Boff; e Solos de Santa Catarina: Ações para sua Preservação, coordenado pelo professor Jackson Adriano Albuquerque.

Informações: Tatiane Rosa, assess. Udesc Lages