Você já deve ter provado algum tipo de cerveja artesanal em um restaurante, bar, shopping ou festa. E se ainda não experimentou, pode estar perdendo uma das melhores sensações degustativas que existem. E para incrementar o mercado de trabalho e dar voz e vez àquelas pessoas que pretendem um dia ousar e empreender em um negócio próprio neste segmento, como um retorno ao eco dos consumidores e apreciadores mais exigentes, o Programa Qualifica Melhor Lages e a empresa Frostbier deram as mãos para oferecer uma qualificação inédita, o curso básico inédito e gratuito de produção de cerveja artesanal, com 20 vagas. A Frostbier é originada em Lages, tem 13 anos de existência e é pioneira mundial na produção de cerveja de pinhão.

Haverá somente um pequeno custo por parte dos alunos, aplicados na aquisição de insumos a serem utilizados na aula final prática. A reprodução das apostilas será feita na própria Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo/prefeitura.

Até dia 1º de outubro é possível fazer a matrícula impreterivelmente de forma presencial, junto à sede administrativa do Qualifica Melhor Lages, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, situada rua Sebastião Furtado, nº: 81, Centro, esquina com a rua Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Os documentos necessários para apresentar são Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Podem participar pessoas com idade a partir dos 18 anos. Para esclarecimento dúvidas, basta o interessado entrar em contato por telefone: 3224-0600/3224-0700.

O mestre cervejeiro e sommelier, Anderson Fabiano Varela, será o instrutor das aulas, ministradas entre os dias 1º e 29 de outubro deste ano, no horário entre 14h e 17h, às terças-feiras. Portanto, serão, ao todo, cinco terças, com total de carga de 16 horas/aula, com direito a certificado. Serão quatro aulas teóricas e uma aula prática.

No conteúdo, a parte básica da fabricação de cerveja artesanal caseira. Os alunos irão se encontrar na Diretoria de Turismo, na avenida Papa João XXIII, bairro Beatriz, acesso ao Petrópolis, e deverão levar caderno e caneta para anotações.  

Anderson Fabiano é proprietário da cervejaria Frostbier, formado na Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau, a primeira da América Latina. O empresário é técnico químico, economista, tem pós-graduação em Gestão Empresarial e Tecnologia da Cerveja. A Frostbier está localizada na avenida Presidente Vargas, nº: 1.178, no Coral.

 

Texto: Daniele Mendes de Melo - Imagens: Divulgação