O SCC/SBT lançou, nesta quinta-feira (29), junto com dezenas de parceiros, a campanha #AbraSuasAsas, que tem o propósito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer. O evento, realizado na sede da emissora, em Florianópolis, contou com a presença de autoridades, profissionais de imprensa e representantes das empresas e instituições parcerias. Mais de 218 mil pessoas morreram no Brasil, em 2017, vítimas do câncer, um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.

A campanha #AbraSuasAsas, lançada pelo SCC/SBT, terá um ano de duração e, além da divulgação na programação da emissora, contará com ampla repercussão nos telejornais SBT Meio-Dia e SBT News, que irão pautar a discussão dos temas mais importantes relacionadas à doença junto a especialistas e instituições referência em pesquisa e tratamento do câncer no Brasil. Para Roberto Amaral, presidente do Sistema Catarinense de Comunicações, a campanha #AbraSuasAsas é uma resposta da emissora à sociedade catarinense. “Em 2019 o SCC completa 80 anos de história e ao longo de todo esse tempo a responsabilidade social norteou nossa atuação em Santa Catarina e foi o fio condutor de inúmeras ações e projetos que desenvolvemos com o intuito de promover o bem-estar e qualidade de vida da nossa população. A bandeira social que escolhemos para os próximos 12 meses foi a prevenção ao câncer, um grupo de doenças que infelizmente vitima milhares de catarinenses todos os anos e que, portanto, exige de nós um grande esforço no sentido de informar em prol da conscientização”.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam que em 2018, Santa Catarina registrou 27.350 novos casos de câncer no Estado. Entre as neoplasias malignas mais comuns entre os homens em Santa Catarina destacam-se: Próstata (estimativa de 2.600 novos casos no Estado) e Traqueia, Brônquio e Pulmão (estimativa de 1.170 novos casos em 2018). Já entre as mulheres, os tipos mais comuns foram: Mama (2.190 novos casos) e Cólon e Reto (610 novos casos em 2018).

O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento da doença. Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. 

A prevenção engloba ações primárias e secundárias para reduzir os riscos de ter a doença:

·         O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.

·         O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

 

Algumas atitudes contribuem para reduzir o risco do câncer:

·         Não fumar;

·         Manter uma alimentação saudável;

·         Manter o peso corporal adequado;

·         Praticar atividades físicas;

·         Amamentar;

·         Realizar o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos para mulheres entre 25 e 64 anos;

·         Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;

·         Tomar a vacina contra a Hepatite B;

·         Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

·         Evitar o consumo de carne processada;

·         Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, e usar sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios;

·         Evitar a exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

As asas são símbolos que representam proteção, afeto e cuidado, por isso, foram escolhidas como representações da campanha #AbraSuasAsas, que também ganhará as ruas, praças, sites, emissoras de rádios, outdoors, busdoors e redes sociais. Desta forma, os catarinenses poderão se engajar usando a hashtag #AbraSuasAsas e participar da campanha registrando suas fotos no mobiliário urbano que percorrerá as principais cidades catarinenses. Confira os parceiros que abriram suas asas para essa causa e estarão apoiando e divulgando a campanha nos próximos meses, junto com o SCC/SBT:

·         INCA – Instituto Nacional do Câncer

·         Secretaria de Saúde do Governo de Santa Catarina

·         UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

·         Sistema ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais

·         FAHECE – Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon

·         CEPON – Centro de Pesquisas Oncológicas

·         CREFITO10 – Conselho Regional de Fisioterapia

·         AMUCC – Amor e União Contra o Câncer

·         Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis

·         Eldorado

·         Publicar

·         Kallas

·         InfoTV

·         RDO Comunicação Visual

·         Acontecendo Aqui

·         Grupo Toma!

·         Yellow Multipress

·         Criativa Paineis

·         Sinergy

·         Alternativa Mídia

·         Nômade Comunicação

·         Tac Filmes

·         Over Digital

·         Tundum

Confira o vídeo institucional da campanha: https://youtu.be/vfXAoprxPpk