Os principais institutos de meteorologia mantêm a possibilidade de neve e chuva congelada no topo da Serra Catarinense (acima dos 1200 a 1300 m) entre o final da tarde ao início da madrugada de sábado (03/08). Risco de chuva congelada e congelante (formação de gelo em superfície) nas áreas acima dos 1300 a 1400 (muita atenção com telas antigranizo, pois o peso do gelo pode danificar – derrubar). Sincelo nos morros mais altos do topo da serra acima dos 1400/1500 m do fim da noite em diante.

Fonte: Climaterra

As temperaturas voltarão a cair em todas as regiões de Santa Catarina já a partir desta sexta-feira, 2. Uma massa de ar polar passa pelo estado, trazendo o frio e possibilidade de neve entre o Planalto Sul e parte do Meio Oeste. Existe previsão de chuvas no fim da tarde e noite desta sexta e madrugada de sábado, porém de fraca intensidade e mal distribuídas.

De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, as temperaturas entram em declínio acentuado nesta sexta, com a mínima registrada à noite, podendo ficar abaixo de 0°C em algumas regiões e já com possibilidade de neve. No fim de semana, a mínima pode chegar a -9°C em Urupema e -5°C em São Joaquim. Nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, a temperatura mínima fica entre -3°C e -5°C.

Conforme a previsão, o sábado já amanhece com geada ampla nas áreas mais altas de Santa Catarina. No litoral, as temperaturas permanecem entre 3°C e 7°C no fim de semana, com tempo mais nebuloso no sábado e firme no domingo.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo na página da Epagri/Ciram.

Fonte: Epagri/Ciram