Já estão definidos nove dos 16 jovens vereadores de Lages. Os estudantes estão sendo escolhidos e capacitados através do programa “Jovem Vereador”, da Escola do Legislativo da Serra. A eleição acontece durante visitas previamente agendadas de instituições de ensino da cidade à Câmara. A seleção dos jovens acontece de forma aberta e conta com a participação direta dos estudantes. 

O programa trabalha o tema: “Política, liderança e representatividade: A função do Legislativo” com jovens das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas e particulares de Lages. No primeiro contato, as escolas interessadas conhecem a sede e os diversos setores do Poder Legislativo, conversam com os servidores da Casa, tiram dúvidas e aprendem um pouco sobre as funções desempenhadas dentro do parlamento, simulando até mesmo uma mini-sessão da Câmara. 

A Escola do Legislativo é presidida pelo vereador Jair Junior (PSD) e tem como objetivo difundir o conhecimento legislativo à sociedade. Após a escolha de todos os integrantes e  da composição do “Parlamento Jovem”, a próxima ação do projeto será oferecer cursos aos estudantes. “Esperamos desenvolver o senso crítico e promover a difusão de ideias entre os estudantes e sua rede. Voltar à atenção dos jovens para o estudo como ferramenta de reivindicação e mudança. Difundir o diálogo e a democracia no ambiente escolar e incitar o surgimento de lideranças na nossa comunidade,” ressalta o presidente.

Escolas que já tiveram seus representantes escolhidos:

·        Escola de Educação Básica Mutirão;

·        Escola Municipal de Educação Básica Santa Helena;

·    Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora dos Prazeres (CAIC);

·        Escola de Educação Básica General José Pinto Sombra;

·        Escola de Educação Básica Belisário Ramos;

·        Escola de Educação Básica Industrial de Lages;

·        Escola de Educação Básica Rubéns de Arruda Ramos;

·        Colégio Bom Jesus;

·        Colégio COC Lages. 

Assessoria de Imprensa da Câmara de Lages