Segunda-feira (17) é a última chance para concorrer a uma das 2.328 vagas em cursos técnicos gratuitos em 18 câmpus do IFSC. São 57 opções de cursos técnico concomitantes, subsequentes, integrado e na modalidade Proeja (que integra ensino técnico com educação de jovens e adultos). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal de Inscrições do IFSC até 17 de junho. A seleção será por meio de sorteio público

Quem pode se inscrever

Os cursos técnicos integrados são para quem possui ensino fundamental completo. Nesses cursos, o aluno faz o ensino médio no IFSC junto a uma formação técnica. 

Os cursos técnicos concomitantes possibilitam ao aluno cursar paralelamente o ensino profissionalizante no IFSC e o ensino médio em outra instituição. O pré-requisito é ter a primeira série do ensino médio completa. 

 Os cursos técnicos subsequentes são destinados a pessoas que já concluíram o ensino médio. Por fim, os cursos do Proeja unem o ensino fundamental ou médio com o profissionalizante dentro do IFSC, mas para pessoas com pelo menos 15 anos (ensino fundamental) ou 18 anos (ensino médio). 

O processo seletivo para todos os cursos será feito por meio de sorteio no dia 19 de junho. O sorteio vai considerar a reserva de 50% das vagas para candidatos oriundos de escola pública e as subdivisões dentro dessa reserva de vagas, que usam critérios socioeconômicos e raciais e, ainda, as cotas para pessoas com deficiência (PCD). 

Confira os cursos com inscrições abertas em Lages:

Técnico Concomitante em Informática para Internet – 40 vagas – vespertino
Técnico Subsequente em Eletromecânica – 40 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Biotecnologia – 40 vagas – noturno

Informações: Assessoria de comunicação do IFSC / foto: divulgação