Com expectativa de reunir mais de 400 participantes inicia nesta  segunda-feira (10/06), o V Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Território e II Encontro de Egressos Mestrado em Ambiente e Saúde. O evento acontece no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

O tema central será “Vida saudável e bem-estar em todas as idades”. Ele busca promover o diálogo ampliado entre representantes de instituições de ensino, de pesquisa, de órgãos governamentais e da sociedade civil, configurando uma rede interdisciplinar com foco em ações inovadoras abrangendo as esferas nacionais e internacionais.

Com duração de três dias, serão abordados no Simpósio temas que visam proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem de forma digna a saúde ambiental, alimentação segura e de qualidade, a felicidade, paz, prosperidade e o bem-estar; avançando com o desenvolvimento sustentável e a globalização.

De acordo com Cleonice Gonçalves da Rosa, integrante da Comissão Organizadora, o Simpósio visa fomentar o intercâmbio científico, de saberes e de ações entre os participantes por meio de espaços para o diálogo em mesas redondas, minicursos, palestras, mostra fotográfica, apresentação de trabalhos científicos, reuniões e momentos de confraternização.

“Teremos a participação de palestrantes internacionais, pesquisadores da Fiocruz, Embrapa, Epagri, Ministério da Saúde, Secretária de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul e Ministério Público Federal de Santa Catarina, além de professores da Udesc, Ufsc, da Pontifícia Universidade Católica do Equador e da Universidade de Havana”, cita Cleonice da Rosa.

A partir desse encontro de pesquisadores, estudantes e comunidade em geral, a proposta é propiciar um fórum de divulgação de conhecimentos nacionais e internacionais relacionados às questões que envolvem Ciência, Saúde e Território. 328 trabalhos submetidos

Para participar do evento, os interessados devem fazer inscrição pelo site www.simposioppgas.com.br, mediante o pagamento de uma taxa.

Oneris Lopes - Assessoria de Imprensa da Amures