A Campanha da Fraternidade da Igreja Católica deste ano foi lançada oficialmente na Câmara de Lages nesta terça-feira, 12/03. A campanha que traz como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça – (Is 1,27)” foi apresentada pelo padre Marcos Antônio Costa, da Paróquia São Judas Tadeu, o qual trouxe uma mensagem do bispo diocesano Dom Guilherme Antônio Werlang. A ação busca chamar a atenção dos cristãos para ações e programas que devem garantir os direitos humanos.

“É preciso ter coragem de afirmar que cidadania é um direito humano e não um privilégio ou concessão que alguém dá segundo a boa vontade de um governante. Quando este direito é negado, todos, mas especialmente os que creem em Deus, e ainda mais os que creem em Jesus e o aceita, e professam o Filho de Deus, têm a obrigação moral, ética e de fé de entrar na luta em defesa desses irmãos e irmãs”, disse um trecho da mensagem.

O padre Marcos agradeceu pelo espaço aberto pela Casa Legislativa e concedeu uma bênção, reforçando que todos devemos cumprir o nosso papel jurídico e moral. “A nossa vocação é de defender a vida e promover políticas públicas para todas as pessoas. Em primeiro lugar devemos defender aqueles que não tem saúde, dignidade, trabalho, educação, casa, terra, votos, direitos e justiça. [...] Temos que garantir os direitos, mas sem a justiça é impossível. Direitos estão prescritos, mas colocar a justiça em prática é uma verdadeira vocação” enfatizou.

O sacerdote ainda complementou a sua fala pedindo que Deus ilumine os trabalhos desta Casa e os debates democráticos em prol da justiça. “Que as diferenças continuem existindo, mas que o bem comum, o bem da sociedade lageana esteja em primeiro lugar. É isso que, particularmente, como padre e nós, cidadãos lageanos, acreditamos e depositamos a confiança em vocês. Sejam promotores das políticas públicas para todos, especialmente, para os menos favorecidos e contem com o apoio da igreja católica”, concluiu. 

A Campanha da Fraternidade, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma e tem como principal objetivo despertar a solidariedade da sociedade brasileira sobre um tema anual específico.

Assessoria de Imprensa da Câmara de Lages