Meditação profunda inspira artista gaúcho de esculturas na rocha

As rochas são as mesmas utilizadas em Lages para a construção de nossa Catedral: o arenito Botucatu. Mas lá na região central do Rio Grande do Sul, estão sendo usadas para outra finalidade. O artista Rogério Bertoldo, a partir do que vive e sente meditando, produz magníficas esculturas. A maioria delas podem ser vistas, contempladas e conhecidas no Jardim das Esculturas, local onde existem mais de 600 produzidas por ele ao longo dos últimos 13 anos.

O ex-presidente da SCGÁS, Cósme Polêse (a grafia do nome dele é assim mesmo, com dois acentos) é o entrevistado desta edição. Ele faz um balanço dos mais de sete anos que esteve à frente da empresa, da implantação do ramal do gasoduto em direção à Serra Catarinense e das obras de implantação do ramal de distribuição de Gás Natural descentralizado na cidade de Lages.

Conheça um pouco mais da história do soldado bombeiro Luciano Rangel, de Lages, que juntamente com seu cão labrador Barney estiveram em Brumadinho (MG) atuando no  resgate das vítimas daquela brutal tragédia ambiental e humana. Agora no começo de março, eles retornaram  para nova missão lá na lama das Minas Gerais.

Conhecida há muitos séculos por suas propriedades nutritivas e medicinais, a Moringa Oleífera, uma planta natural do Himalaia, é destaque desta edição. Saiba que tipo de doenças ela cura. E também suas propriedades como alimento rico em proteínas, vitaminas e sais minerais. A árvore já é cultivada em Santa Catarina, inclusive na Serra Catarinense.

A professora universitária e pesquisadora Josiane Antunes (“Jô”) escreve artigo sobre o Dia Internacional da Mulher. E o que significa a luta das mulheres  por maior emancipação e reconhecimento na sociedade. Saiba também alguns números sobre a participação da mulher no mercado de trabalho. E veja o quanto elas ainda são discriminadas e pouco valorizadas.

Com a tendência moderna de muitas pessoas optarem por viver sozinhas ou de  casais mais jovens não terem filhos, é natural que o tamanho das casas e apartamentos também estejam diminuindo. Projeto de uma empresa de Lages, com participação de uma indústria de madeiras engenheiradas, está construindo casas de 24 metros quadrados e de baixo custo. Você viveria em uma delas?

No espaço Nutrição, saiba o que é e como evitar a compulsão alimentar, comportamento que muitas pessoas têm em função da ansiedade, falta de tempo e agitação da vida moderna. Saiba também quais os cinco exames principais para quem quer e precisa fazer um checkup completo de sua saúde.

Mais uma vez, o conteúdo da Visão está diversificado, bem elaborado e produzido para você, leitor, razão principal de nosso trabalho. Boa leitura.

Equipe da Visão