Com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira, foi inaugurada e entregue, na tarde desta terça-feira (11), a Casa do Jornalista, espaço que servirá como sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e do futuro Memorial da Imprensa Catarinense.

“O histórico precisa ser preservado. E essa casa é um local ideal para reuniões e para se planejar o futuro, mas também para resgatar a história da imprensa”, disse o governador, que aproveitou a oportunidade para dizer que fará na Casa do Jornalista o balanço da sua gestão na próxima sexta-feira.

Na avaliação do presidente da ACI, Ademir Arnon, a ideia da entidade é transformar o espaço em um centro de inovação e debates, onde jornalistas e comunicadores poderão debater perspectivas e o futuro da profissão.

“Essa é uma luta de vários anos. Entendo que esse é um marco para a comunicação catarinense. Teremos aqui um espaço que servirá para o aperfeiçoamento profissional e preservação da memória. Não há como se planejar o futuro sem conhecer o passado”, afirmou Arnon.

A Casa do Jornalista está localizada à Rua Rui Barbosa, no Bairro Agronômica, em Florianópolis. O espaço foi cedido à ACI pelo Governo do Estado, que também se responsabilizou pela reforma do local, em sistema de comodato. O projeto foi iniciado ainda no mandato do governador Luiz Henrique da Silveira, já falecido, e que foi lembrado pelas autoridades presentes durante a solenidade de inauguração.

Além do memorial no segundo piso, funcionarão no local a sede administrativa da ACI e um auditório com capacidade para 90 pessoas.

Posse da nova diretoria

Na mesma oportunidade, a diretoria eleita da Associação Catarinense de Imprensa - ACI tomou posse. O presidente Ademir Arnon foi reconduzido ao cargo e, pela primeira vez na história da ACI, três mulheres compõem a diretoria, sendo que duas delas ocupam a primeira e a segunda vice-presidências, as jornalistas Déborah Almada e Lúcia Helena Vieira, respectivamente.

Completam o time da direção os jornalistas Denise Christians (Secretária), Paulo Roberto Festinha (Tesoureiro) e Rafael Martini (Tesoureiro Adjunto). Nas diretorias regionais estão os jornalistas Marcos Bedin (Chapecó), Andressa Fabris (Criciúma), Guilherme Diefenthaeler (Joinville), Márcio Carneiro (Laguna) e Cláudia Pavão (Lages).

Crédito das fotos: Maurício Vieira/Secom