Nas últimsa  quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de novembro, as Escolas Municipais Professor Antonio Joaquim Henrique e  Izabel Thiesen Roseto receberam o presidente e colaboradores da CDL Lages para a entrega da premiação aos alunos vencedores das etapas municipal e estadual do concurso literário Recicla CDL na Escola.

O concurso contou com 1420 escolas inscritas e 196 mil estudantes participantes em Santa Catarina. Em Lages foram 17 escolas inscritas com 450 alunos participantes em duas categorias:  desenho dos alunos de 1º a 5º ano e redação dos alunos de 6º a 9º ano. Os trabalhos deveriam abordar o tema “Consumo Consciente” que foi trabalhado pelas professoras orientadoras desde o m^s de agosto dentro da disciplina Sustentabilidade.

Os alunos selecionados foram:

Melhor Desenho: Gabriele Camargo Lucrécio - 5ª ano, da EMEB Izabel Thiesen Roseto, com a orientação da professora Juliana Schimidt Ferreira. 

Melhor Redação: Stefanie Damasceno de Brito, da EMEB Professor Antonio Joaquim Henriques, com a orientação da professora Daniely Neckel Rosini.

A aluna Gabriele, autora do desenho classificado recebeu das mãos do presidente da CDL Marcos Tortelli um kit com mochila e diversos materiais escolares, assim como sua professora orientadora a bióloga Juliana Schmidt que também ganhou materiais para uso em sala de aula.

A gestora da EMEB Izabel Thiesen Roseto, onde Gabriele estuda,  Alexasandra Schlemper fala da satisfação em executar. “Receber na nossa Escola o Projeto Recicla CDL 2018, participar e ter o privilégio de uma das nossas  estudantes premiadas, só fortaleceu e enriqueceu a nossa principal ideia sobre o tema que é orientar e ensinar desde pequenos, para que as crianças aprendam a valorizar os recursos naturais e um modo de vida com hábitos mais saudáveis”,afirma Alexsandra, reforçando o viés de conscientização do programa para que os alunos entendam que suas atitudes podem ser benéficas ou prejudiciais ao meio ambiente e com isso, aprendem a importância de atitudes simples, mas valorosas, como a separação do lixo, dos materiais recicláveis, reutilização dos recursos naturais e a necessidade do aproveitamento do lixo orgânico na agricultura dentre outras.

Já a estudante Stefanie, autora da redação e aluna do 9º ano da EMEB Professor Antonio Joaquim Henriques, recebeu o kit escolar e, como foi ganhadora entre os cinco melhores trabalhos do estado ela e sua professora orientadora Daniely Neckel,  também receberam, cada uma, um tablet como premiação.

Para a professora Daniely “o projeto cria incentivos importantes para o fortalecimento dos conceitos gerados na disciplina de sustentabilidade e faz com que alunos internalizem e tenham mais informações para fazerem a sua parte no cuidado de nosso planeta”. A estudante Stefanie fez uma agradecimento especial a sua turma de colegas. “Foi muito saber que eu havia ganhado, principalmente porque tive a ajuda.”

“Nossa escola está orgulhosa com esse prêmio, pois mostra que a educação pública é comprometida com o ensino através de temas críticos, buscando uma  educação de qualidade que aproxime a realidade dos alunos e da Comunidade”, também ressaltou a diretora da EMEB Professor Antonio Joaquim Henriques, Rosana  Marcon.

A Secretaria Municipal de Educação de Lages (SMEL) principal apoiadora para execução do Recicla CDL em Lages, na voz  professor Carlos Eduardo Canani, coordenador de ensino, fala da participação das escolas no projeto. "Estamos muito felizes com esta parceria que tem se fortalecido cada vez mais. A qualidade dos materiais disponibilizados pelo projeto, que podem ser usados não só durante o período do Recicla, mas em outros processos das unidades escolares, contribui muito  para as práticas pedagógicas que precisam estar cada vez mais alinhadas às questões ambientais e de sustentabilidade, tão relevantes nos dias de hoje", ele ressalta. 

As turmas do 5º ano e 9º ano  das quais as duas duas escolas com alunos ganhadores fazem parte também recebem uma premiação especial da CDL Lages com os parceiros Lages Garden Shopping/Cinemark e o SESC Pousada, respectivamente.

Claine Andrade - Assess. de Imprensa da CDL de Lages