Os 20 anos de instalação da 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental na Serra Catarinense foram reverenciados durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal na noite de quarta-feira, 28. Uma placa homenageando as atividades da corporação e um diploma de honra ao mérito foram entregues ao major Adair Alexandre Pimentel, comandante da companhia. “Muito obrigado aos senhores vereadores por esta homenagem prestada à Polícia Militar Ambiental, em especial, a esta unidade sediada em Lages, que comemora 20 anos. São 20 anos de muita luta, muita batalha, muita perseverança pra chegar até aqui”, ressaltou o militar.

Proponente da homenagem, o vereador Bruno Hartmann (PSDB) parabenizou a instituição e destacou os relevantes serviços prestados pela Polícia Ambiental ao município de Lages e à Serra Catarinense. “É com muita satisfação e orgulho que esta Casa presta reverência a esta corporação, que é considerada uma das unidades mais operacionais e inovadoras de Santa Catarina. [...] Se não bastasse toda a capacidade técnica dispensada em favor da natureza e da segurança das pessoas, nossa Polícia Militar Ambiental demonstra sensibilidade às causas sociais através da instituição de programas de educação ambiental para crianças e jovens e na promoção da inclusão social de pessoas com deficiência. À toda corporação estendo todo o meu respeito, apoio e admiração”, elogiou o vereador.

Em sua fala, o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, Juarez Mattos, enalteceu a credibilidade da instituição. “Vejo a Polícia Ambiental não apenas como órgão fiscalizador do crime ambiental, mas são semeadores da consciência da preservação do meio ambiente e da natureza, porque aqueles que cultivam e cuidam da natureza cuidam da própria vida, da preservação da espécie”, ressaltou.

Para o presidente da Câmara Municipal, Luiz Marin (Progressistas), a instituição homenageada tem seu trabalho reconhecido em toda região. “Sempre fui um amigo e parceiro das polícias e do exército brasileiro, pois nós devemos muito a essas instituições. [...] Uma das coisas que admiramos no trabalho da polícia como um todo é a disciplina, pois ela reflete em uma atuação exemplar e prestação de importantes serviços para a população”, completou.

Também prestigiaram a solenidade o comandante da 2º Região de Polícia Militar, coronel Moacir Gomes Ribeiro; policiais militares, ambientais e familiares dos homenageados. 

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara de Lages