Os cemitérios municipais de Lages devem receber milhares de pessoas neste dia 2 de novembro, Dia de Finados. Para atender a demanda os portões estarão abertos das 7h às 19h.  Desde a segunda quinzena de outubro, foram intensificados os serviços de conservação, roçada, pintura, ornamentação de canteiros de flores, revisão e manutenção dos banheiros dos dois cemitérios municipais localizados no bairro da Penha e no Centro da Cidade.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô (Tchá-Tchá) uma série de melhorias fazem parte da infraestrutura necessária para bem receber as pessoas que irão visitar os cemitérios Nossa Senhora da Penha e Cruz das Almas. Serão instaladas tendas para celebração de missas; banheiros químicos e lixeiras em pontos estratégicos.

Auxílio na localização dos túmulos e transporte

Servidores habilitados irão acompanhar os visitantes até os túmulos dos entes queridos e também haverá transporte especial desde a entrada do cemitério da Penha até a cruz central (ossário) para pessoas com dificuldade de locomoção física.

Serviços gerais de limpeza e roçadas igualmente foram executados nos demais cemitérios municipais, localizados no interior do município (distritos de Índios e Santa Terezinha do Salto, além de Mirante, Segredo, Rancho de Tábuas, Macacos e Pedras Brancas.

Comércio ambulante

Foram estabelecidos pontos para vendedores ambulantes devidamente credenciados, bem como haverá a atuação dos agentes de trânsito, nas áreas e vias públicas do entorno dos cemitérios.

Produtos de comercialização dos ambulantes

Os vendedores credenciados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente poderão comercializar os seguintes produtos: velas, flores, artigos religiosos, algodão doce, picolés, sorvete, doces embalados (industrializados), maçã do amor, água mineral, bebidas não alcoólicas e salgadinhos (tipo chips).

Fotos: Marcelo Pakinha - Texto: Ascom/PML