Em São Joaquim, 16 profissionais que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Secretaria de Assistência Social concluíram na sexta-feira (5) o treinamento Crescendo e Empreendendo e agora são facilitadores do programa. A capacitação foi realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) e faz parte do programa Cidade Empreendedora.

O Crescendo e Empreendendo visa estimular o protagonismo juvenil, sensibilizando e preparando jovens estudantes para o mundo do trabalho, dos negócios e do empreendedorismo. Com o treinamento de 20 horas de duração, os profissionais estão aptos a aplicar a metodologia com os adolescentes de 14 a 17 anos atendidos SCFV.

  “Agora, já capacitados, os facilitadores poderão compartilhar conhecimento para que os jovens alcancem bons resultados no cotidiano, como melhor desempenho escolar, relações familiares e com a sociedade, e, consequentemente, no futuro profissional”, destaca o coordenador regional do Sebrae na Serra Catarinense, Altenir Agostini.

Jovens de são Joaquim serão capacitados no próximo mês

As oficinas do programa Crescendo e Empreendendo serão realizadas no mês de novembro. Estão previstos três encontros presenciais de quatro horas cada um, totalizando 12 horas de treinamento.

Os encontros ocorrem concomitantemente com os projetos sociais e ações educacionais desenvolvidos com os jovens atendidos no SCFV. Os alunos terão a oportunidade de conhecer o universo do empreendedorismo e se predispor a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras.

Além disso, terão um melhor entendimento sobre as características de atitudes empreendedoras e identificá-las em si, no grupo e na comunidade. Desta forma, compreenderão como o empreendedorismo se manifesta na vida, no mundo do trabalho e dos negócios.

Por Catarinas comunicação || foto: Ricardo Luiz Klein