A Força e a Importância da Uniplac para a região

 

Prestes a completar 60 anos (em julho de 2019), a Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac – é a mais antiga instituição de ensino superior de Santa Catarina. A instituição dos lageanos e serranos transformou-se Universidade em 1995. Passou por uma grande crise financeira e institucional.  Mas  renasceu, se recuperou e hoje volta a desempenhar um papel importantíssimo na formação de profissionais e cidadãos para o mercado de trabalho e para os desafios do Século XXI. A reportagem de capa desta edição conta um pouco da Uniplac de hoje, seus cursos e  laboratórios de  ponta e o novo momento institucional que vive.

A reportagem especial do mês é sobre uma das profissões mais nobres e importantes da sociedade, professor. No dia 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. E  o repórter João Vítor Marcelino foi conversar com alguns destes profissionais para saber deles a quantas anda essa profissão, os desafios presentes e futuros. E as recompensas de quem trabalha muito mais por amor do que por dinheiro. Uma belíssima  reportagem.

Na entrevista deste mês, o engenheiro civil Clayton Bortoluzzi, Secretário de Planejamento e Obras de Lages, nos traz  inúmeras boas notícias. São várias obras importantes em andamento ou para  início imediato de execução, iniciativas que mudarão para muito melhor a parte estrutural da cidade, com a  pavimentação de novas ruas e avenidas, revitalização do centro da cidade e do Mercado Público, projeto para o novo Centro Administrativo, entre outros.

No Vida e Saúde, você vai conhecer mais a fundo sobre a Clínica New Stretch de Estética e Saúde, uma das mais importantes e tradicionais do segmento em Lages. Lá, mais de 20 profissionais, de diversas formações, buscam tratar as pessoas de forma integral, ajudando na recuperação da saúde física, mental e estética.

A página da Cultura apresenta um pouco mais da história do Coral Vozes da Liberdade, que completou 18 anos em 2018. A coordenadora e maestra Mariza Bunn – grande mentora e orientadora – fala de sua satisfação em transformar crianças de uma escola pública em artistas que se apresentaram e se apresentam em várias cidades e eventos, sempre com grande sucesso e aplausos do público.

O Visões do Ozóide deste  mês, que normalmente faz denúncias e críticas a questões espinhosas de nossos políticos, nesta edição traz uma série de boas notícias sobre Lages. Veja  lá e saiba o que de bom está acontecendo ou vai acontecer nos próximos meses  em nossa cidade.

Muitíssimo obrigado a todos vocês, amigos leitores. É para vocês que nossa  pequena/grande equipe da  Visão acorda cedo, trabalha e capricha para que possamos todos os meses levar notícias, informações e comentários que lhes sejam importantes e úteis. Ótima leitura.

Equipe de Redação