Vocês não acham que está muito estranho a falta de divulgação de pesquisas eleitorais de credibilidade em Santa Catarina até agora?

Afinal, estamos há 17 dias das eleições em 1º turno. E até agora ninguém contratou (e se contratou não divulgou) números para a corrida ao Governo de SC e para o Senado, principalmente. 

Aliás, parece que um dos institutos - o Vox Populi - havia realizado uma pesquisa, que o MDB  não deixou divulgar. 

Esse tipo de situação nos faz levantar algumas hipóteses:

1) A eleição está muito embolada entre Mariani (MDB), Merísio (PSD) e Décio Lima (PT) - E ninguém quer que o povo saiba quem está crescendo, quem está estacionado ou quem está caindo.

2) Os dois favoritos - Mariani e Merísio - estão atrás de Décio Lima. Aí não teriam interesse algum que fossem divulgadas pesquisas. 

3) Assim como para o Governo do Estado, há uma disputa muito grande também pelo Senado. Será que Colombo e Amin mantêm a dianteira, bem à frente dos demais: Bauer, Jorginho Melo, Ideli Salvati, Lédio Rosa e Roberto Salum? O mais provável é que a situação esteja bem indefinida. 

Parece que amanhã, dia 21/09, sairá uma nova pesquisa do grupo RIC. Mas o instituto que a realiza é bastante desconhecido (Real Time BigData - alguém já  ouviu falar?). E em alguns estados tem errado feio nos números. E há previsão da divulgação de outra pesquisa encomendada pela NSC. 

Então, vamos aguardar para ver se Ibope, Data Folha, Vox Populi ou Paraná  Pesquisas divulgam nos  próximos dias alguma pesquisa com credibilidade. 

Eu confesso que estou bastante curioso. E vocês?

Loreno Siega - Revista Visão