O lançamento da candidatura do deputado estadual Gabriel Ribeiro à reeleição para a Assembleia Legislativa teve um tom familiar. No aspecto político, ele focou na luta pelo equilíbrio na distribuição de recursos e contra a discriminação que Santa Catarina vem sofrendo da União ao longo dos anos.

O evento Arrancada foi realizado neste sábado, no auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil), e teve o peso da chapa majoritária, com Gelson Merisio (ao governo) e Raimundo Colombo e Esperidião Amin (ao Senado). Também estiveram no palco candidatos a federal que fazem dobradinha com Gabriel Ribeiro e prefeitos da região.

No seu discurso, Gabriel Ribeiro defendeu o equilíbrio no retorno de impostos para Estados e municípios: de cada R$ 100 que Santa Catarina enviou para Brasília em 2017 retornam apenas R$ 18. Ao longo dos anos, esta proporção tem pequenas variações, mas SC tem sido um dos Estados que mais contribuem com a União e um dos menos beneficiados com o retorno de verbas de Brasília.

Sobre a crise que o país atravessa há quase quatro anos, o candidato afirmou que as pessoas clamam por uma boa política. Disse que não acredita em “salvador da pátria, em alguém com fórmula pronta”, e que a solução para o país deve ser construída.

As boas-vindas aos militantes do PSD e da chapa Aqui é Trabalho foi feita pelo prefeito-anfitrião Antônio Ceron. No seu pronunciamento, o candidato a governador Gelson Merisio falou que seu objetivo é reduzir custos. Lembrou que o governo de Raimundo Colombo enfrentou a pior crise econômica da história do Brasil e conseguiu manter os pagamentos e não aumentar impostos.

Já os candidatos ao senado Raimundo Colombo e Esperidião Amin enfatizaram que é importante o eleitor entender que os objetivos dos partidos que compõem a coligação são os mesmos e pediram o voto casado. Colombo também se referiu à crise nacional e disse que o momento é desafiador para os candidatos, “pois está sendo construída uma nova história”. Ressaltou que é importante ter Gabriel Ribeiro na Assembleia para que a Serra tenha representação política.

Tarcísio Poglia - Assess. de Imprensa do deputado Gabriel Ribeiro