A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) divulgou, nesta segunda-feira (30), os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 2018 e o SBT Santa Catarina foi uma das empresas premiadas na categoria "Participação Comunitária", através da campanha “A Nova Geração da Melhor Idade”. O Prêmio reconhece as iniciativas de empresas e instituições catarinenses focadas na responsabilidade socioambiental. A campanha a “Nova Geração da Melhor Idade” buscou conscientizar a população catarinense para os exemplos, cada vez mais comuns, de idosos que rejeitam os rótulos da idade e têm superado desafios em diferentes áreas da sociedade. A iniciativa foi, também, uma forma de valorizar os idosos contribuindo para o debate sobre as formas como a sociedade está lidando com o aumento da longevidade em nosso país.  A solenidade de premiação acontece no dia 23 de agosto, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis.

Ao levar, para os lares catarinenses, a reflexão sobre o papel do idoso na sociedade, o SBT SC buscou aprofundar a análise dos indicadores oficiais do IBGE que, em 2016, destacavam Santa Catarina como o estado com a maior expectativa de vida do país (homens 75,4 e mulheres 82,1 anos de vida). Outra pesquisa do IBGE aponta, ainda, que em 2039 o número de idosos com mais de 65 anos irá superar o de crianças de até 14 anos, acelerando a trajetória de envelhecimento da população brasileira. Até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Ou seja, um em cada quatro brasileiros será idoso. Mais do que experiência, os idosos têm demonstrado a cada dia que são capazes de alcançar feitos incríveis e por isso merecem ter uma vida plena de direitos e participação social. Ciente de sua expertise e eficiência na mobilização social, a emissora buscou ampliar sua participação comunitária através da campanha “A Nova Geração da Melhor Idade”.

A campanha desenvolvida pelo SBT Santa Catarina contou com a participação do presidente do Grupo SCC, Dr. Roberto Amaral, que promoveu palestras sobre o tema “As Quatro Dimensões de Uma Vida em Equilíbrio”, baseado no livro de mesmo nome, escrito por Jurandir Macedo, Martin Iglesias e Denise Hills. Com prefácio de Roberto Amaral, o livro fala da importância de equilibrarmos nossos quatro capitais: físico, social, intelectual e financeiro. “Esse equilíbrio resultaria numa vida mais simples, mais leve e feliz, o que é fundamental para quem quer alcançar a longevidade com mais saúde e qualidade. Nossa vida é uma somatória de experiências. Cada situação vivida e cada conhecimento adquirido nos permite ampliar nossos horizontes e enxergar o mundo pela ótica de um modelo mental mutante. Somos o resultado dessa construção que ocorre cotidianamente, portanto alcançar a longevidade é uma conquista que deve ser celebrada pelo acumulo cotidiano deste ativo que é o conhecimento”, destaca Roberto Amaral. O lançamento do livro torna-se uma continuidade da campanha, afinal poderá ser lido e consultado a qualquer momento por àqueles que buscarem conhecer um pouco mais sobre esse modelo de vida e sobre como podemos alcançar a longevidade em equilíbrio. “A promoção da campanha A Nova Geração da Melhor Idade representa mais um importante capítulo do Sistema Catarinense de Comunicações, que tem na responsabilidade social um de seus valores principais. Além do mais, temos no SBT o exemplo de Silvio Santos, que aos 87 anos continua trabalhando e esbanjando vitalidade nos negócios e em seu programa todos os domingos”, concluiu. 

Valmor Neto - Setor de Marketing do SBT-SC