Mais do que elaborar políticas sociais, um dos principais desafios da administração pública consiste em torná-las viáveis, eficazes e ao mesmo tempo instrumento de ampliação e efetivação de direitos do cidadão. Pensando nisso, no último sábado (7 de julho), na Escola de Educação Básica (E.E.B.) Godolfin Nunes de Souza, localizada na avenida Nossa Senhora da Penha, no bairro Penha, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lages promoveu o segundo evento deste ano da ação “Assistência Social e Habitação Perto de Você”.

Além de um momento apropriado para divulgação dos serviços, o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, entende que o ato serve como uma oportunidade de aproximar a comunidade. “Muitas vezes desenvolvemos serviços ou programas voltados para um determinado público e muitos sequer ficam sabendo da existência e disponibilidade, como por exemplo, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Esse é o momento que elas podem conhecer os três Serviços de proteção da Secretaria (Básica, Média e Alta Complexidade) e também, os habitacionais”, disse Samuel. Ele ainda revelou que o intuito é realizar estas ações a cada dois meses e a próxima deverá ocorrer no bairro Habitação.

A ação envolveu os profissionais dos seguintes serviços socioassistenciais e habitacionais: Centro de Referência de Assistência Social  (Cras), Cadastro Único, Benefício de Prestação Continuada (BPC), BPC na Escola, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro POP, Segurança Alimentar e Nutricional, Inclusão e Cidadania, Programa de Regularização Fundiária “Lages Minha Terra”, Reuso e Corpo de Bombeiros Militar, Cebrac Saúde e apresentações artísticas do Centro de Tradições Gaúchas Anita Garibaldi.

 

Fotos: Henrique Vivan - Texto: Ascom/PML