A partir de 28 de maio de 2018, São Joaquim passou a ser um Destino Turístico Inteligente! Isso porque os principais pontos turísticos do município receberam beacons, que são pequenos dispositivos que se comunicam via bluetooth com smartphones e tablets por proximidade do visitante ao local instalado. A medida que o usuário se desloca, recebe informações relevantes sobre o local em que está, tendo um alcance de até 70 metros. Os beacons funcionam como um guia virtual e dão mais autonomia ao visitante ao visitar os pontos turísticos do município.

Os pontos turísticos onde os beacson estão instalados são:

- Igreja Matriz e Monumento ao Monsenhor Blévio Oselame

- Monumento ao Fundador do Município Manoel Joaquim Pinto

- Centro de Informações Turísticas

- Museu Histórico Assis Chateaubriand

O projeto trata de Rotas Turísticas Inteligentes criadas com uso de Internet das Coisas que se comunicam com o público em tempo real através dos beacons, proporcionando uma nova experiência ao turista e traçando o mapa turístico em tempo real com os dados fornecidos além de ser uma importante ferramenta na implantação de políticas públicas mais eficientes neste setor.

Esta é uma iniciativa inédita voltada à implantação de Destinos Inteligentes, desenvolvida pela Smart Tour Brasil - startup catarinense que, em parceria com a TagCity e SEBRAE, conta com apoio do Trade Turístico de Santa Catarina. Foi um dos projetos vencedores do programa Sinapse da Inovação IV em Santa Catarina.

 

O aplicativo utilizado pela Smart Tour Brasil é o tagCity e tem recurso de acessibilidade para deficientes visuais. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e IoS, no entanto se o visitante possuir smartphone com sistema Android e preferir pode apenas acionar o bluetooth e GPS receberá o conteúdo da mesma forma. Para sistema IoS o repasse é feito apenas via App tagCity.

Texto e imagem: Wagner Urbano - São Joaquim