Celebrado internacionalmente em 29 de abril, o Dia Mundial da Dança é um evento instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) ainda no ano de 1982. A data faz uma homenagem ao dançarino francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), conhecido pela arte da pantomima. Em Lages, as comemorações estão programadas para esta quarta-feira (25) e quinta-feira (26), no Teatro Municipal Marajoara, a partir das 20h, com entrada franca.

Em 2017, o Dia Internacional da Dança lotou o Teatro Marajoara em apenas uma noite, com a apresentação de grupos da cidade e dos cursos da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages. Para esse ano, duas noites estão sendo preparadas para contemplar todos os artistas da dança do município. Na quarta-feira apresentam-se os grupos de escolas, academias e os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), e a quinta-feira está reservada para alunos da Escola de Artes da FCL.

Para o diretor da Escola de Artes, Salésio Padilha, o evento não é somente uma homenagem para a arte da dança. “Procuramos mostrar como está a dança na cidade. Temos milhares de jovens praticando esta arte em Lages nas escolas, academias e na nossa Escola. Pretendemos lotar o Marajoara mais uma vez”, comenta.

Serviço

O quê? Dia Internacional da Dança

Quando? 25 e 26 de abril - 20h

Onde? Teatro Municipal Marajoara

Quem? Escola de Artes da Fundação Cultural de Lages, grupos e academias de danças e Centros de Tradições Gaúchas (CTGs)

Entrada franca

Fotos: Fabrício Furtado/Arquivo  - Texto: Ascom/PML