Uma das grandes diferenças entre um banco tradicional e uma cooperativa de crédito é que a segunda pertence a seus associados, enquanto os bancos têm donos (e visam grandes lucros).  

Sendo assim, o resultado do exercício de uma cooperativa de crédito - positivo ou negativo - deve ser repartido com seus  associados. Além disso, a cooperativa de crédito não cobra para manter contas correntes dos associados, dá talão de cheques de graça, tem taxas de juros menores na liberação de empréstimos e no cheque especial, cobra tarifas menores para serviços, entre outras questões. 

A Credicomin, por exemplo, que neste ano de 2018 completa 10 anos, terminou o ano de 2017 com 7.200 associados. E, logo nos primeiros dias de janeiro, cada um destes associados teve seu capital social (cota parte) remunerado em 8,5%. Ou seja, enquanto a inflação do ano de 2017 foi de apenas 2,95% - e a poupança remunerou um pouco acima de 6% ao longo do ano, a Credicomin remunerou os valores dos associados bem acima disso. 

Portanto, quem pensa em fazer um investimento a longo prazo - tipo pensando numa bolada para o futuro - pode depositar mensalmente um pequeno valor na cooperativa como cota capital. Esse valor só irá crescer, quase sempre acima do que remunera o mercado de capitais  (poupança, por exemplo). 

4º Posto de Atendimento - na Uniplac 

Falando em Credicomin, nos próximos dias, em 30 de janeiro, a cooperativa estará abrindo em Lages seu 4º  Posto de Atendimento (PA). Desta vez, será lá no Centro de  Convivência da Uniplac. Com isso, poderá atender com maior proximidade os quase 1.000 funcionários daquela instituição, além dos mais de 4 mil estudantes e da comunidade próxima. 

No dia 28 de março, no Centro Serra, estará acontecendo a Assembléia Geral Ordinária da Credicomin, oportunidade em que serão repassados aos associados os resultados do exercício de 2017. Além disso, será o pontapé inicial das comemorações dos 10 anos da Cooperativa (o aniversário mesmo acontece no dia 25 de junho). 

Credicomin - uma instituição que deu  muito certo em Lages. 

 

Loreno Siega - Revista Visão - Fotos: AGO de 2017