O Mestre Alfeu Junior Varela Bueno sagrou-se nesta quarta feira, Campeão Brasileiro de Xadrez Blitz, partidas de 10 minutos. A competição é válida pelo FESTIVAL INTERNACIONAL DUCHAMP DE XADREZ 2017. A competição está sendo realizada no Rio de Janeiro, com a presença de 150 enxadristas de 8 países. O Mestre Alfeu somou 5 vitórias e duas derrotas, ficando atrás apenas dos enxadristas estrangeiros Luis Galego (Portugal), Neuris Delgado (Paraguai) e Bernardo Roselli (Uruguai), sendo aclamado CAMPEÃO BRASILEIRO DE XADREZ BLITZ 2017 pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Com o resultado, o Mestre Alfeu já foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Xadrez, em Riad - Arábia Saudita, entre os dias 26 e 30 de dezembro, que reunirá os melhores jogadores do Mundo na modalidade.

Segundo Alfeu, a competição foi especial, pela força, pela dificuldade e por ter sido a primeira vez que vence um Grande Mestre em competições oficiais, referindo-se a sua vitória diante de Neuris Delgado, Grande Mestre Cubano, que defende o Paraguai: "Deu tudo certo, felizmente, venci um Grande Mestre e ainda terei a honra de defender meu país novamente em um Campeonato Mundial", destaca Alfeu Junior Varela Bueno, muito feliz com a conquista.

 

 

O Festival Internacional Marcel Duchamp de Xadrez envolve uma série de torneios, desde o Blitz, Rápido (Alfeu ficou em 6º lugar no Rápido), Pensado (em andamento, Alfeu está em 6º lugar, faltando 3 rodadas) e Sub 220 de pontos no Ranking FIDE (começa amanhã).

Este é o 2º título Brasileiro do Mestre Alfeu, que já foi Campeão Brasileiro Sub 20 em 2007, em evento disputado em Petrópolis - RJ.

Sorte ao nosso Mestre, focar no Mundial e conseguir apoio para tal desafio!

 

Texto e fotos: Marco Cordeiro