A Cidade de São Joaquim, no alto da Serra Catarinense, registrou na manhã desta segunda-feira (13/11), nada mais e nada menos do que a 4ª geada do mês de novembro, algo realmente atípico para esta época do ano.

Como resultado,  os campos de baixadas voltaram a ficar cobertos por uma fina camada de gelo que se tornou mais espessa no Vale do Pericó onde a termômetro registrou 1ºC e também no Vale do Caminhos da Neve,  com a temperatura mínima de 1.4ºC.

As imagens da geada do amanhecer foram captadas, justamente, no Vale do Caminhos da Neve há cerca de 3 km do centro de São Joaquim e o que chamou a atenção foi o o branco do gelo em constaste amarelo com as especies da flor denominada Maria Mole (Senecio brasiliensis) que é comum, principalmente na Serra Catarinense, mais para o final da primavera, já anunciando o verão. Um geada em contraste com a Maria Mole é realmente não muito comum para esta época do ano.

De acordo com o Climaterra este está sendo um novembro bem "louco", frio e calor, com registro de 04 geadas em novembro e 107 em 2017 no campos de cima da serra.

Texto e fotos: Mycchel Hudsonn Legnaghi - São Joaquim Online