O tênis de mesa de Joinville tem uma dupla que está fazendo história. Após conquistar ouro em todas as competições de base da Fesporte, Alexia Nakashima e Heloisi Cabral, ambas de 18 anos, ganharam também a medalha dourada dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A marca foi alcançada nesta sexta-feira, 10, em Lages.

Alexia e Heloisi nasceram em Joinville e estudam juntas desde o ensino fundamental. Com 12 anos, Alexia convidou Heloisi para jogar tênis de mesa, e ali nasceu a dupla que mais tarde seria multicampeã.

As meninas ganharam os Jogos Escolares 12-14 anos e os Jogos Escolares 15-17 anos, ambos nas etapas estadual e nacional. Depois vieram quatro títulos da Olesc e quatro dos Joguinhos. Agora, em 2017, a dupla emplacou o ouro nos Jasc nas disputas por equipe.

O técnico da escolhinha de tênis de mesa de Joinville é o pai de Alexia, Celso Toshimi Nakashima. Ele ressalta a importância da façanha em Lages. “As meninas estão de parabéns. Não tenho conhecimento se outros atletas conquistaram medalhas de ouro em todos os eventos de rendimento da Fesporte”, comemora.

No pódio, Alexia e Heloisi eram só alegria. “É legal olhar para trás e ver a evolução da nossa dupla e as conquistas. Agora com a medalha dos Jasc, vencendo atletas de alto nível, é ainda mais gratificante”, diz Alexia, que no próximo dia 26 viaja para disputar o Mundial Juvenil de tênis de mesa na Itália.

 

O desempenho da dupla dourada ajudou Joinville a conquistar o título geral do tênis de mesa feminino nos 57º Jasc. Em 2º lugar ficou Chapecó e em 3º Concórdia.

Texto: Murilo Roso / Fotos: Gil Silva