O governador Raimundo Colombo sancionou na manhã desta sexta-feira (27/10) em São Joaquim, o Projeto de Lei 0097.4/2017 que institui a Rota Turística Caminhos da Neve. De autoria do deputado Milton Hobus, o projeto foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa, dia 03 e outubro. Agora o foco será a regulamentação envolvendo o governo do Estado e os municípios beneficiados pela Lei.

A Rota Turística Caminhos da Neve abrange os municípios de Bom Retiro, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Rio Rufino, Urupema, Bocaina do Sul, Painel e Lages. Seu objetivo é fomentar o turismo na Serra Catarinense e promover a integração das atividades afins. O governador Raimundo Colombo disse que o turismo responde por 13% da economia de Santa Catarina. “Esta Lei vai promover a Serra Catarinense. As nossas belezas naturais encantam a todos e hoje damos um passo importante, porque o turismo é o setor da economia com maior chance de crescimento no futuro”, afirmou.

Colombo falou da importância de obras como a pavimentação do trecho denominado Caminhos da Neve, que ligará a Serra Catarinense a Serra Gaúcha. Ele se comprometeu em liberar os recursos para execução da ponte sobre o rio Goiabeira, que foi reivindicado pelo prefeito de São Joaquim, Giovane Nunes. A pedido do governador, a equipe de engenharia da Amures vai elaborar o projeto da ponte e o Exército a execução, como forma de otimizar recursos.

Para o deputado Milton Hobus a Serra Catarinense junto com o litoral são os grandes propulsores do turismo no Estado. “A motivação dessa Lei veio dos estudos e do entusiasmo do ex-deputado Sandro Tarzan e quero homenageá-lo com esta Rota, porque tinha a visão de que este projeto potencializaria a economia desta bela região”, frisou o deputado.

Ponte do Rio Goiabeira e reforço de efetivo da PM são confirmados

O governador conversará com o governador do Rio Grande do Sul para acertar os detalhes da futura obra. A ponte terá cerca de 200 metros de vão e faz parte das ações estruturantes, também do turismo.

Sobre o asfaltamento da rodovia Caminhos da Neve, são 29,4 quilômetros do lado catarinense e 14 já estão concluídos, resultado de um investimento de R$ 15,2 milhões. A ponte completará a ligação entre os dois estados. O 1º Batalhão Ferroviário trabalha atualmente em um trecho de cinco quilômetros, resultado de um convênio iniciado em maio deste ano e que vai garantir R$ 9 milhões em investimento

O presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier agradeceu ao governador por sancionar o projeto da Rota Caminhos da Neve e ao depurado Milton Hobus, que foi sensível à iniciativa.

Luiz Carlos Xavier lembrou que a redação do projeto da Rota Caminhos da Neve foi elaborada pelas assessorias de Turismo e Jurídica da Amures e reforçou pedido para que os policiais em formação em Lages permaneçam na região. São 58 alunos/soldados que estarão prontos em dezembro para atuar nos 18 municípios da Serra Catarinense.

O governador confirmou a permanência do efetivo como forma também, de reforçar a segurança dos turistas. 

Oneris Lopes - Assess. de Imprensa da Amures

 

COMENTÁRIO DO BLOG: Muito mais importante do que a Lei  sancionada hoje, seria a conclusão do asfalto do lado catarinense. Aquela obra iniciou em 2006 (Luiz Henrique da Silveira). Em 11 anos, foram asfaltados apenas 14 quilômetros. São 29,4 Km do lado catarinense. Neste ritmo, levar-se-á mais uns 10 anos para terminar o restante. Feio. Muito feio.