Ontem à noite (10/10), com a presença de clientes, amigos e convidados, a Animi Unidade de Tratamento Oncológico, dos médicos oncologistas Dr. Pedro Schurmann e Dra. Maitê de Liz Vassen Schurmann, inaugurou oficialmente sua Sala de Eventos (um auditório completamente equipado com capacidade para até 80 pessoas).

O auditório está localizado no 1º andar do novo prédio da Clínica, um majestoso prédio de 4 andares, inaugurado em maio deste ano. E  tem como objetivo reunir clientes, amigos e pessoas da comunidade para palestras, seminários e eventos de caráter formativo/informativo, principalmente com temas relacionados à prevenção em saúde.

O ato oficial de inauguração foi feito pelo casal de médicos, acompanhados pelo administrador da clínica, Sr. Célio Vassen, que recentemente perdeu a esposa, Cleci de Liz Vassen, vítima de câncer.

Emocionado, Célio, e sua filha, Dra. Maitê, enfatizaram que Cleci foi uma grande batalhadora e incentivadora da formação da filha como médica. E também da construção da nova clínica. E, que por tudo o que fez e representa para eles, seria homenageada com o nome oficial do novo auditório.

Em seguida, Dra. Maitê falou do projeto “Árvore da Vida”, um instituto vinculado à clínica que buscará promover eventos de caráter científico/artístico e espiritual. Dra. Maité falou que aos poucos a vida foi lhe ensinando que saúde é muito mais do que ausência de doenças. “É um equilíbrio que precisamos ter para que nossa vida possa ter mais harmonia, frutificar e seguir em frente de forma equilibrada”, lembrou. Para isso, segundo ela, é importantíssimo que se dê tempo, valor e se cultive a arte (nas suas mais variadas formas e aspectos), espiritualidade (para muito além de qualquer religião em específico) e à ciência. “Foi para isso que criamos o Instituto e o projeto Árvore da Vida. E queremos que este local sirva para trazer conhecimentos, aumentar nossa teia de vida e de relações. E nos oportunizar bons momentos de troca”, explicou.

Por fim, foi realizada uma palestra técnica com a nutricionista Dra. Mariana Alquati, de Caxias do Sul, com o tema: “O poder dos alimentos no combate ao câncer”.

Durante mais de uma hora e meia, Mariana apresentou inúmeros estudos e pesquisas de alguns grupos de alimentos que efetivamente agem preventivamente contra vários tipos de tumores. São eles: chá verde, cúrcuma (a raiz de um vegetal originário do Oriente), oleaginosas (castanhas, caju, nozes, etc), resveratrol (substância encontrada na uva e nos vinhos tintos), soja, frutas vermelhas (framboesa, moranguinho, melancia, mirtilo e outras), algas e o ômega 3, entre outros.

Diversos estudos e pesquisas comprovam que esses alimentos – alguns mais e outros menos – agem preventivamente contra o câncer, quer tornando as células mais resistentes ao surgimento de tumores, quer eliminando as células com defeitos e/ou ruins.

Texto e fotos: Loreno Siega – Revista Visão