O universo empresarial e político de Santa Catarina se reúne nesta sexta-feira (6), em Chapecó, para a abertura da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, a EFAPI 2017, que completa 20 edições em 50 anos de sucessivas promoções. 

A solenidade de abertura iniciará às 17h30, no pavilhão 4, e será prestigiada pelo governador João Raimundo Colombo, pelo ministro da Saúde Ricardo Barros e pelo prefeito Luciano Buligon, além do presidente da feira Josias Mascarello, do vice-presidente Élio Cella e do coordenador geral Márcio Sander.

A EFAPI surgiu em 1967 para festejar o cinquentenário de fundação do Município e, em 2017, constitui-se no principal evento dos 100 anos de Chapecó.

Com caráter pluralista de exposição, feira e festa popular, a EFAPI é um dos maiores eventos multissetoriais do País. Até o seu encerramento, no domingo (dia 15), deve atrair um público de 400 mil visitantes, entre pagantes e não-pagantes. A organização é da Prefeitura de Chapecó e entidades empresariais. Uma Comissão Central Organizadora e 20 comissões setoriais formadas por 120 voluntários trabalharam durante seis meses na preparação da feira. 

Foram criados 3.500 empregos temporários e as obras e serviços adquiridos para a preparação injetaram 13,5 milhões de reais na economia local.

Praticamente todas as áreas econômicas estão representadas através de 400 expositores que, nos dez dias da expo-feira, fecharão ou agendarão negócios da ordem de 150 milhões de reais nos setores de agropecuária, indústria, comércio, gastronomia, automotivos, máquinas, equipamentos, informática, móveis, eletrodomésticos etc.

PARQUE ESTRUTURADO

O Parque de Exposições Tancredo Neves tem uma das melhores estruturas do sul do Brasil. Possui área territorial total de 210.000 m2, das quais 15 mil m2 de área coberta, 14 mil m2 de área externa, 16 pavilhões e 40 edificações. Esse conjunto inclui um dos maiores centros de mostras pecuárias, formado por quatro pavilhões (dois de bovinos, um de equinos e um de ovinos), além de central de remates, mangueiras e uma central de inspeção animal. 

SHOWS NACIONAIS

A abertura, nesta sexta-feira (6), será com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba com entrada gratuita (exceto nos espaços exclusivos). No sábado (7) tem dose dupla com Thaeme e Thiago e Lucas Lucco (sertanejo). O domingo (8) será embalado pelo samba de Raça Negra. 

A semana iniciará com os shows religiosos de Aline Barros e Padre Antônia Maria, na segunda-feira (9) com entrada livre (exceto nos espaços exclusivos). Na terça-feira (10) a entrada também será franca (exceto nos espaços exclusivos) e o show, patrocinado pela Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa), será com os sertanejos Victor e Léo. 

Na quarta-feira (11) a programação segue com show de Bruno e Marrone (sertanejo). A dupla Matheus e Kauan anima a Efapi 2017 na quinta-feira (12). O rock nacional será representado pela banda Paralamas do Sucesso que sobe ao palco na sexta-feira (13), seguido de show da dupla sertaneja Simone e Simaria. 

No sábado (14) o público cantará ao som do sertanejo Luan Santana. Encerrando a Efapi 2017, no domingo (15), os shows serão com a dupla Jorge e Mateus e o DJ brasileiro Alok.          

BOVINOS

Cerca de 1.000 animais de 150 expositores participarão dos eventos – com destaque para a bovinocultura de corte e leite – no Parque de Exposições Tancredo Neves. Um grande patrimônio genético estará em exposição, com 400 animais das raças leiteiras Jersey e Holandesa mais os animais da mostra de bovinos de corte (Limousin, Angus, Charolês e outros). No domingo (dia 15) haverá leilão de gado geral com a oferta de 600 animais para comercialização. 

As principais atividades nos pavilhões de Bovinocultura estão programadas para o segundo fim de semana da EFAPI, a partir do dia 12 de outubro, com a realização do Torneio Leiteiro que terá encerramento no dia 13. Nos dias 13 e 14 haverá o julgamento dos animais, sendo no primeiro dia os animais jovens (não estão em lactação) e no dia 14 os animais em lactação.

No segmento de gado de corte estão previstas mostras de algumas raças de criatórios da região. Encerrando as atividades da bovinocultura da EFAPI 2017 haverá Leilão de Gado Geral no domingo (dia 15) a partir das 14 horas com a comercialização de mais de 400 cabeças.

 

INGRESSOS

O ingresso-visitante para o parque custa R$ 25,00. Os estudantes pagarão apenas meio ingresso (R$ 12,50), mas devem apresentar documento com fotografia que comprove a condição estudantil. A entrada é gratuita para crianças até 12 anos, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e seu acompanhante. Idosos devem apresentar documento para comprovação de idade. Para estimular a visitação foram estabelecidos três dias de acesso gratuito: sexta-feira (dia 6), segunda-feira (dia 9) e terça-feira (dia 10). 

No interior do parque existem três locais exclusivos e diferenciados cujo acesso exige a compra de ingresso adicional: On Stage, Camarote Coletivo Premium e Camarote Box. 

As compras on-line podem ser efetuadas no site www.ingressonacional

MB Comunicação Empresarial - Marcos Bedin