Lançado oficialmente o 12º Congresso de Educação de Lages

A Secretária de Educação de Lages, Valdirene Vieira,  acompanhada por diversos diretores e assessores da SMEL, receberam a imprensa na tarde de hoje para o lançamento oficial do 12º Congresso de Educação de Lages, evento que vai acontecer nos dias 28 e 29 de setembro. O evento será bastante diferente dos anteriores, que tinham por local um mesmo espaço físico e programação. Desta vez, os inscritos só participarão juntos da abertura oficial, marcada para ás 14 horas do dia 28/09, no Centro Serra, seguida de uma Mesa Redonda onde vai ser debatido e explicado o Plano Municipal de Educação. A partir das 19 horas realiza-se a grande palestra do evento.   No dia seguinte, o evento acontecerá  em pelo menos 16 locais, com 168 diferentes grupos de trabalho (por interesse, a partir dos temas escolhidos na  hora da inscrição).

A grande palestra no dia da abertura (28/09)  será com a filósofa, escritora e educadora Viviane Mosé, que tem programa no Canal Futura e participações constantes no programa Encontro com Fátima Bernardes (pelas manhãs, na Rede Globo). Entre outras questões, Mosé defende que com o advento das novas tecnologias – e com a rede mundial de computadores e a internet – o professor da atualidade não precisa mais ser a fonte do conhecimento. Mas sim um mediador e orientador em sala de aula. “As crianças hoje já parecem nascer sabendo manejar as novas tecnologias. E os conteúdos podem e devem ser acessados na rede. No futuro, as pessoas vão aprender aquilo que querem. E cabe aos professores orientá-los, incentivá-los e organizar a forma de fazer o aluno ir evoluindo nessa sua busca”, destacou Mosé através de um audiovisual.

Até o momento, são 1361 inscrições já confirmadas para o evento. E a SEML quer chegar a 2 mil inscritos até o dia 19/09, última data para inscrições.  O valor da inscrição é de apenas R$ 30,00 para quem já integra a Educação de Lages. E de R$ 40,00 para outros profissionais da educação e pessoas interessadas (qualquer pessoa pode se inscrever – basta ir no site da SEML e fazer sua inscrição online, escolher o GT que quer participar e comparecer ao evento).  O tema geral do 12º Congresso de Educação de Lages será: “Educação Permanente: Diversidades, Sentidos e Práticas”. 

O cartaz do evento mostra um grupo de crianças sentadas em roda, com os pés juntos e unidos (crianças de uma escola de Lages). A imagem é uma alusão a uma prática realizada na África, o "Ubuntu", que significa "Eu sou porque nós somos"; "Eu sou porque você é". Ou seja, eu sou responsável por mim. Mas por você também. E todos somos responsáveis por nós,  pelo nosso mundo e nossa comunidade.  

Texto: Loreno Siega – Revista Visão - Fotos: Loreno e Toninho (PML)