A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente tem como meta o plantio de 20 mil árvores até o final da gestão de Antonio Ceron. Até agora foram plantadas 2,5 mil mudas de espécies frutíferas e nativas. Na manhã desta terça-feira (12), foram descarregadas no Horto Municipal mais mil mudas de múltiplas espécies, doadas pela empresa Engie Brasil – Geração e Comercialização de Energia. As variedades foram produzidas em um horto próprio da empresa, na cidade de Tubarão. O secretário Euclides Mecabô recebeu as mudas das mãos do gerente da Usina, Mário Wilson Cusatis. São araucárias, laranjeiras, amoras, acerola, ipê amarelo e roxo, entre outras.

Conforme explicou Mecabô é bastante difícil conseguir mudas de árvores, e estas doações vão contribuir para que Lages possa cumprir a meta de plantar a média de cinco mil mudas por ano. As árvores serão plantadas em ruas, nas margens do rio Carahá e em praças, além da distribuição em escolas. Embora o aproveitamento não seja de 100% o objetivo está sendo alcançado. Cerca de 20% destas árvores se perdem por atos de vandalismo ou simplesmente morrem. Ainda segundo o secretário, a doação evita gastos ao Município. Caso fossem adquiridas, as mil mudas iram custar em torno de R$ 10 mil reais.

Além da doação de mudas de árvores, a empresa doa anualmente duas ou três cargas de cinza, para utilização no plantio das flores. A cinza é rica em micro e macro nutrientes, com efeito de correção do solo, além de contribuir esteticamente com os canteiros, deixando-os mais bonitos. É o que informou o engenheiro agrônomo, Giovani Tomazzelli.

Fotos: Marcelo Pakinha - Texto: Ascom/PML