O 3º Salão do Livro da Serra Catarinense começou na manhã deste dia 11, às 8h30min, na Praça Joca Neves. Tudo teve início com a abertura dos estandes das livrarias e expositores, visitados por alunos e professores de diversas instituições de ensino como a Escola de Educação Básica (E.E.B.) Flordoardo Cabral e a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Lupercio Oliveira Koeche, que também prestigiaram as atrações. 


O primeiro espetáculo do dia contou com a apresentação “Fuxiquinhos”, interpretada pelos atores de Jaraguá do Sul, Suzi e Thiago Barba, da Cia Avenida Lamparina. Eles, que possuem mais de 150 apresentações desta peça, salientam a presença do teatro no evento como uma forma de “fazer as pessoas olharem para o livro com outros olhos”.


Para dar continuação, a Escola de Artes Elionir Camargo Martins proporcionou algumas apresentações musicais e, em seguida, Gelson Bini levou à Praça seu projeto “Guia de Leitura, Histórias para Encantar”. Ele interage com o público com a ideia de fazer com que os ouvintes façam parte das narrativas, pois, como afirma, “todos nós somos feitos de histórias”.

O 3º Salão do Livro da Serra Catarinense acontece de 11 a 17 de setembro na Praça Joca Neves. Entre as programações artísticas nas manhãs e tardes, o público poderá encontrar livros de diversos estilos a preços promocionais e palestras noturnas com nomes como Fabrício Carpinejar e Dado Villa-Lobos. A programação completa pode ser acompanhada pelo site da Fundação Cultural de Lages, no endereço http://cultura.lages.sc.gov.br/salao-do-livro ou pela fan page no Facebook - https://www.facebook.com/FundacaoCulturaLages/.

O evento é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura e Ambev, tem o apoio do Instituto José Paschoal Baggio (IJPB), Hotel Fazenda Boqueirão, Câmara Catarinense do Livro e Associação Lageana dos Escritores (ALE), e é uma realização da prefeitura de Lages através da Fundação Cultural e Ministério da Cultura.

Fotos: Gisele Urnau - Divulgação: Ascom/PML