A BR-282, no sentido Lages/Campos Novos, está totalmente interditada. No Km 253, próximo a São José do  Cerrito, a queda de uma barreira há alguns dias interrompeu totalmente o trânsito. 

O DNIT bem que tentou limpar a pista. Mas, ao fazer o serviço, constatou-se que a estrutura do asfalto  também foi comprometida, com grandes rachaduras e desnível. Por outro lado, ao tirar a terra e o lodo do local, mais terra e lodo caem do barranco. 

A imagem aérea divulgada agora pela manhã pelo colega Edson Varela, no whattsapp da imprensa (acima), dá uma bela dimensão da enormidade do problema no local. 

O mais impressionante é ver que na parte de cima, num reflorestamento de pinus - e mesmo em uma lavoura, o terreno está rachando e simplesmente vindo abaixo (como se fosse um torrão de acúçar quando se joga água - está literalmente "desmanchando"). 

Por isso mesmo, o DNIT não sabe informar quanto tempo irá levar para liberar e consertar a pista. Enquanto isso, o acesso ao Cerrito só por estrada de terra ou pelo outro lado (de Campos Novos em direção a Lages). 

Com certeza, hoje, é o ponto mais crítico entre todas as rodovias catarinenses. 

Fotos: Divulgação Whattsapp da imprensa - Edson Varela e Selita Vieceli