O Festival de Inverno Serra Catarina, idealizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages no ano passado, surgiu como um evento grande e nesta edição teve sua programação ampliada em dias e atrações. Em 2017, ele agrega atividades culturais, gastronômicas e promocionais de Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema, realizadas entre os dias 21 de junho a 19 de agosto.

 Na reunião da diretoria da entidade, nesta terça-feira (16), o assunto foi discutido duas vezes na pauta, tamanha importância para economia da cidade e comércio local. Uma das possibilidades de inovação para este festival é a inserção de uma feira realizada em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

A ideia foi levantada pelo conselheiro Valdir Della Giustina. “Precisamos coroar nosso evento com algo grandioso para o comércio. A realização de uma feira vem ao encontro daquilo que o comerciante quer, que é liquidar seus produtos em estoque num espaço bonito e bem organizado”.  

Para ser parceiro dessa ação, a CDL convidou o Sebrae, que tem experiências em outras cidades do estado com o Bazar trazendo descontos de até 70%. O projeto está inserido no Programa de Preparação para o Mercado e vem sendo realizado há dois anos na região. Correia Pinto e Campos Novos fizeram bazares com participantes nos segmentos de confecção, cama, mesa e banho, joias, calçados, móveis entre outros.

A analista técnica do Sebrae, Angela Maria Pinheiro, reforça que a entidade é responsável pela curadoria do evento com a disponibilização de um consultor para auxiliar o comerciante. Além disso, cuida de toda parte de estrutura, padronização da identidade visual e divulgação do evento.  “O Bazar é uma ótima oportunidade para vender o que tem em estoque, prospectar, conquistar e fidelizar clientes. As pesquisas apontam que as vendas continuam depois do evento”.

Tíquete de desconto

Outra ação direcionada para o comércio é distribuição de tíquetes de desconto junto com a programação do festival. A presidente Rosani Pocai destaca que o Serra Catarina surgiu com esse propósito. “O evento foi sugerido por um dos nossos associados com o objetivo de termos um algo que movimento o comércio local. As lojas são convidadas a participar oferecendo descontos em seus produtos. É uma chance de atrair turistas e lageanos para o seu empreendimento e fazer boas vendas”.

Outros assuntos

Durante a reunião, a diretoria pode conhecer um pouco mais sobre a CDL Gestão de Pessoas com produtos e serviços oferecidos pela entidade aos associados. A edição do mês de maio do Café do Associado, marcado para o dia 25, também esteve na pauta.

O diretor executivo interino da Fundação Uniplac, Carlos Eduardo de Liz, teve a oportunidade de apresentar dados que mostram a atual situação financeira da instituição e sua mantenedora. Ele entregou a presidente um relatório contábil completo com todas as informações de gestão.  

 

 

Texto e fotos: Catarinas Comunicação