No período de 16 a 19 de novembro, a Revista Visão participou do evento Publishers 2016 – 1º Workshop Nacional de Editores de  Revistas Regionais – uma iniciativa da Editora Diva Mag, de Foz do Iguaçu, com apoio da Itaipu Binacional, Iguaçu Convention & Visitors Bureau, Magtab, iSend, Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention e Loumar Turismo.

O evento teve por local o Recanto Cataratas, onde inclusive editores e empresários de pelo menos 15 diferentes publicações do Paraná e de Santa Catarina ficaram hospedados.

De acordo com o organizador do evento, André Costa, da Revista Diva Mag, de Foz do Iguaçu, o principal objetivo foi reunir o trade revistas, discutir e aprofundar temas comuns, trocar experiências e fortalecer o vínculo entre profissionais e empresas que atuam em cidades diferentes mas que têm objetivos comuns: atuar com comunicação impressa, divulgando as respectivas cidades e regiões para seus leitores e para o mundo (através das versões online).

Durante três dias, os profissionais aprofundaram vários temas, como: fascinação e criatividade na mídia impressa, insights do mercado de luxi, editores que desvendam códigos, além da apresentação de aplicativos que podem ser utilizados pelas revistas para aperfeiçoar e melhorar suas formas de visualização e inserção nos respectivos mercados.

Grupo participante saindo para City Tour, no Hotel Recanto Cataratas

 

Passeios turísticos

Além dos temas discutidos, ponto alto do evento também foram os passeios turísticos em vários roteiros de Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina.

Nas tardes e noites da quinta e sexta-feira, além do sábado (dia todo) foram visitadas as Cataratas do Iguaçu, além do grupo também ter feito passeio pelo Parque Nacional do Iguaçu e do roteiro do Macuco Safári (passeio de lancha abaixo das Cataratas).

 

Foi feita uma visita completa também à Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional (maior do mundo em geração de energia), lago de Itaipu (passeio num barco turístico – o Katamaran).

Karina, Grupo da Visão (Lages) e Javier (da casa de Vinhos Wine Boutique)

O grupo também visitou uma casa especializada em vinhos argentinos – Caminos Wine Boutique (onde houve degustação de vinhos da Vinícola Cobus – uma das mais sofisticadas da Argentina, que fica na região de Mendoza). O jantar na quinta-feira foi  no restaurante argentino La Rueda (gastronomia típica do país). No sábado pela manhã o pessoal aproveitou para conhecer e fazer compras no Paraguai (Ciudad de Leste).

Na noite anterior (sexta-feira) foram  conhecer e experimentar as maravilhas da gastronomia oferecida na Churrascaria e Restaurante Rafain Show (que no dia 23 de novembro receberá oficialmente um selo do Guiness Book pelo maior número de espetáculos de vários  países num mesmo local – valorizando a cultura, danças e músicas de 8 diferentes países).

Éder, André Costa (Revista Diva Mag), Loreno e Gugu Garcia - no evento 

De acordo com Gugu Garcia, Diretor Geral da Revista Visão, o evento de Foz do Iguaçu foi muito importante pela troca de experiências entre empresas e revistas de várias cidades, além dos temas discutidos e aprofundados. Ele aproveitou para agradecer, em nome da equipe Visão (Loreno Siega e Éder Pitz de Lima – da Visão – também estiveram no evento) a iniciativa e ineditismo do evento organizado pelo André Costa e por sua esposa Angelita, da Revista Diva Mag.

“Conhecemos diversos  profissionais e publicações de outras empresas, nos divertimos e trocamos muitas experiências e conhecimento. Valeu, o evento foi show”, destacou Éder Pitz de Lima.

2º Publishers deve acontecer em maio de 2016

No próximo ano, em maio, a Diva Mag pretende realizar a 2ª edição do Publishers 2017, com estas e outras publicações do Sul do Brasil que não estiveram no primeiro evento. Além da Diva Mag (Foz do Iguaçú), Visão e Top Society (de Lages), estiveram no evento as seguintes publicações: Revista Mariée Casamentos  (Londrina), Saúde News (Cascavel), Aldeia (Cascavel), Frizz Magazine (Londrina), D`PontaPonta (Ponta Grossa), Viver Mais Gourmet (Cascavel), Autoestima (Curitiba), Friends (Toledo), Donna (Campo Mourão), Revista W (Umuarama) e Revista Visual (Guarapuava).

O barco turístico Katamaran leva visitantes para um passeio no lago de Itaipu.

No final da tarde, têm-se  uma deslumbrante visão do Pôr do Sol. 

Na edição conjunta de dezembro e de janeiro, a Revista Visão trará a reportagem completa do roteiro turístico de Foz do Iguaçu, cidade que recebeu em 2015 mais de 3 milhões de turistas e visitantes. 

Texto e fotos: Loreno Siega – Revista Visão – Lages