Algumas das principais vias do bairro Gralha Azul estão recebendo nova roupagem. Na tarde desta quarta-feira (11), o secretário de Infraestrutura, Dieferson Branger, acompanhou parte dos trabalhos de asfaltamento na rua Luiz Floriani Sobrinho, no bairro Beatriz. Além desta, está sendo pavimentada a Alfeu Rodolfo da Silva, no Petrópolis, e parte da Professor Simplício, no Morro do Posto, até a esquina com a rua Adolfo Freygang, no São Pedro. Parte destas ruas pertence ao loteamento Gralha Azul.

As tarefas começaram a ser desempenhadas no fim da manhã de sábado (7) pela empresa Consbrita, de Curitibanos, vencedora de certame licitatório. Nas obras, 15 homens estão em atuação, entre funcionários da Consbrita e terceirizados para a parte de calçadas. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo encarregado Natanael Rodrigues Preto. A programação de serviços contempla, ainda, a implantação de drenagem pluvial, passeios públicos (calçadas) e sinalização vertical e horizontal. As ligações de esgotamento sanitário relacionadas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foram realizadas pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa).

Investimentos

O Município está investindo em torno de R$ 1,2 milhão, via Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), em uma extensão de pavimentação em 1,4 quilômetro, com asfaltamento da pista, que possui oito metros de largura. “Serão aplicadas 1.167 toneladas de massa asfáltica, sendo que o material é transportado de Curitibanos”, acrescenta o engenheiro civil da empresa, Valter Santos.

A previsão é executar e concluir a pavimentação da Luiz Floriani Sobrinho, passando pela Alfeu Rodolfo da Silva e a Professor Simplício, até este sábado (14), contando-se com as condições meteorológicas favoráveis. Paralelamente estão sendo colocadas as peças de paver que irão compor as calçadas na rua Luiz Floriani Sobrinho. Em outras alturas já existem calçadas de paver. Elas terão 1,5 metro de largura, além de guia ao centro na cor vermelha, para mobilidade de deficientes visuais, alertas (sobressaliência em forma de círculo) e rebaixamento para passagem de cadeiras de rodas.

Pacote de revitalização completo

Após a etapa de pavimentação que deverá se encerrar no fim de semana, segundo programa a prefeitura, serão intensificados os trabalhos concernentes a passeios públicos e retificação das caixas de boca-de-lobo e de caixas coletoras, entre outras atividades de acabamento, para então posteriormente ser dado início aos serviços de pintura da sinalização de trânsito (a exemplo de faixas de pedestres). “Dentro do prazo de 2,5 até três meses, sem nenhum entrave do tempo ou de outra natureza, as obras serão finalizadas para entrega à comunidade”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Dieferson Branger.

Assess. de Imprensa da PML - Fotos: Toninho Vieira