A manhã desta quarta-feira (11/05) foi produtiva na capital de Santa Catarina. Acompanhado da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e de membros do Conselho do Plano Diretor, o prefeito Elizeu Mattos fez visita ao governador Raimundo Colombo para apresentar o projeto de revitalização da área central de Lages. Depois de conhecer os detalhes, Colombo sinalizou positivamente parceria entre os governos para execução do projeto de R$ 14,5 milhões.

O secretário de Planejamento, Jorge Raineski, explica que existem dois projetos de arquitetura que contemplam a revitalização. Um deles, realizado em parceria com o governo do Estado, foi feito pela empresa espanhola IDP e contempla as ruas Nereu Ramos e Coronel Córdova e o calçadão das praças João Costa e Tulio Fiuza de Carvalho. O outro, desenvolvido pela prefeitura, estão incluídas a rua Marechal Deodoro, parte da Correia Pinto e o entorno da Catedral.

Para concluir a obra será necessário um período de cerca de dois anos. O secretário conta que os passeios públicos serão modificados, o asfalto será substituído por paver, haverá equipamentos permanentes nas praças como bicicletários, palco de apresentações e drenagem pluvial e cabeamento elétrico subterrâneo. “Com essa realidade, nossa área central será referência para outras cidades”, assegura. 

Quem ganha com isso é Lages, diz Elizeu

O prefeito Elizeu reforça que o projeto foi concebido em parceria com os atores locais e para a execução terá a parceria do Executivoestadual. “O governador compreendeu a importância de termos um espaço amplo, bonito e organizado no Centro da cidade e sinalizou positivamente em relação ao apoio financeiro. Lages ganha muito com isso. O comércio local e a comunidade serão os beneficiados diretos com a revitalização”, garante.

Por parte do Estado, o recurso será viabilizado por meio do programa de investimentos Pacto por SC. “Vamos chamar nossas equipes técnicas para discutir em conjunto como ocorrerá o processo. O governo é parceiro porque compreende a importância de ter espaços como esse em Lages”, diz o governador.

 Assesss. de Imprensa da PML - Foto: Nilton Wolff