As ações que serão desenvolvidas em Lages durante o Maio Amarelo, movimento para a diminuição do número de acidentes no trânsito, foram tema de uma sessão especial da Câmara Municipal na noite de 4 de maio. A sessão foi proposta pela vereadora Aida Hoffer (PSD). O encerramento da campanha também se dará no Poder Legislativo em sessão que acontecerá no dia 21.

A proponente da sessão considera o tema prioritário e urgente, que exige consciência e ação de toda a sociedade. “O objetivo é envolver nesta discussão os órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações, escolas, sociedade civil organizada, para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento nas mais diferentes esferas da sociedade”, disse Aida.

Exemplos bem sucedidos de movimentos de conscientização propostos pelo poder público e que associam cores e meses foram citadas pela vereadora, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que tratam dos temas câncer de mama e próstata, respectivamente. “O Maio Amarelo vem conscientizar e chamar a atenção de todos sob o comportamento de cada cidadão em seu deslocamento diário no trânsito. (...) O laço de cor amarelo remete ao sinal de alerta no trânsito. É o mês de atenção à vida”, reflete.

Aida ainda deu dicas sobre comportamentos a serem adotados pelos motoristas: dirigir com atenção redobrada, fazer manutenção periódica e preventiva do veículo, obedecer à sinalização de trânsito, manter distancia segura de veículos e ciclistas, nunca utilizar o celular enquanto dirige, muito menos quando da ingestão de bebidas alcóolicas e sempre utilizar o cinto de segurança.

Assess. de Imprensa da Câmara de Lages