A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, através da Diretoria de Trânsito (Diretran), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, executa obras de melhoria na infraestrutura da avenida Duque de Caxias, que, no seu conjunto, resultarão na disciplina de motoristas, ciclistas e pedestres que a utilizam. A novidade são duas novas lombadas eletrônicas que estão sendo instaladas como reforço à sinalização vertical e horizontal.

Toda a sinalização horizontal e vertical, bem como a pintura da ciclovia, sobre o canteiro central da Duque, foi feita pela empresa executora do projeto de revitalização da avenida. “Já a limpeza, roçada e pintura dos meios-fios (laterais e junto ao canteiro central), entre outras melhorias, estão sendo executadas por equipes da Secretaria de Meio Ambiente”, informa o titular da Diretran, Gustavo Oliveira.

Sobre as duas novas lombadas eletrônicas, Gustavo diz que ocuparão os seguintes pontos: em frente às empresas JZago e Citröen, de forma paralela (uma em cada faixa e sentido de trânsito). “Na semana que vem as lombadas deverão estar visíveis nestes locais. Por enquanto o que se realiza são as obras de base e instalação elétrica que passam despercebidas dos usuários da via”, explica.

Segundo o chefe da Diretran, o limite de velocidade dessas duas novas lombadas será de 40Km/h, enquanto que o limite de velocidade de pista é de 50km/h. “Não temos recebido reclamações quanto a esses limites, até porque a Duque se transformou em movimentada avenida, onde estão localizadas escolas e comércio com expansão acentuada. Com isso, a velocidade máxima não pode ser maior do que 50km/h”, justifica.

Para dar ideia do quanto o tráfego já foi disciplinado na Duque, Gustavo conta sobre a atuação dos agentes de trânsito, na última semana, utilizando-se de radar móvel. “Iniciamos blitz permanentes e num período de uma hora estavam sendo multados uma média de 20 motoristas, por excesso de velocidade, havendo casos de até 90km/h. Em poucos dias o número caiu para nove motoristas multados no mesmo período de tempo. Agora, com as novas lombadas eletrônicas, o trânsito ficará ainda mais seguro na Duque”, conclui.

 

Assess. de Imprensa da PML - Foto: PML/ Divulgação