O secretário de Infraestrutura de Lages, Dieferson Branger, supervisionou na tarde desta quarta-feira (20/04) os trabalhos de pavimentação da avenida Antônio Ribeiro dos Santos, no Várzea, principal via do bairro, servindo de acesso aos condomínios residenciais Aristorides Machado de Melo (Lili) e Argemiro Vilson Madruga (Madruguinha). Dieferson informa que o asfalto já estava imprimado, mas que a perfilagem começou nesta quarta.

O trabalho está sendo executado sentido rua Cirilo Vieira Ramos – ginásio Jones Minosso. De acordo com o secretário, a previsão é de que seja concluída a pavimentação de todo o primeiro lado até a primeira quinzena de maio. Havia um impasse entre a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e a empresa executora, a Solução Consultoria e Engenharia Ltda., de Blumenau, mas que já foi solucionado.

Segundo a empresa, os trabalhos terão continuidade neste feriado de Tiradentes (21) e na sexta-feira (22). O trânsito de veículos permanece interrompido nas áreas de mobilização das máquinas. Junto ao asfaltamento estão sendo executados os passeios públicos (calçadas) com blocos, a serem retomados na segunda-feira (25), bem como a base.

Do que a avenida será dotada

Os trabalhos começaram no dia 17 de julho de 2015 pela Solução Consultoria e Engenharia. O contrato, celebrado após processo licitatório, contempla serviços de drenagem pluvial, passeios públicos e ciclovias em ambos os lados da via, canteiro central e pavimentação com intervenção de obra em aproximadamente 28 mil metros quadrados. Estão sendo contemplados 1.145,83 metros de extensão com 18,20 metros de largura.

As melhorias compreendem duas pistas com 3,30 metros, passeios públicos com 1,40 metro, ciclovias de um metro em ambos os lados, canteiro central com 80 centímetros, meios-fios e estacionamento com 2,10 metros. Os investimentos totais são de R$ 1.889.224,44, provenientes de financiamento junto ao Badesc. Não há contrapartida municipal. O cronograma previa encerramento das obras para meio deste ano, contudo, haverá atraso por conta de impasses, mas que já foram solucionados.

Assess. de Imprensa da  PML - Fotos: Marcio Avila