A diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Juliana Silveira de Aguiar Matos coordenou na última segunda-feira (21/03) no auditório da Amures, uma oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

A oficina serviu especialmente para orientar sobre os critérios para a categorização do turismo, que consiste na classificação das cidades conforme a infraestrutura turística existente. Secretários municipais e gestores de turismo participaram do evento que foi convocado do Fórum de Secretários Municipais de Turismo – Forsetur.

O presidente do Forsetur e presidente da Instância de Governança – Conserra, Flávio Agustini, disse que a Serra Catarinense é diferenciada e tem muito a oferecer para o turismo catarinense. “Vamos em breve formatar alguns roteiros para trazer os turistas ao Estado”, afirmou.

O que explicou Juliana Matos é que os municípios tem de estar integrados ao Programa de Regionalização e Qualificação do Mapeamento Turístico para receber recursos. A categorização dos municípios é uma exigência do Ministério do Turismo para os futuros repasses de recursos e inclusão em programas federais e estaduais.

Juliana Matos falou também dos programas de Estado que estão abertos para cadastramento de projetos. A diretora de turismo de Lages Ana Vieira reforçou pedido aos secretários de turismo, sobre informações turísticas e calendário de eventos que serão disponibilizadas nos pontos de apoio aos usuários da BR-116, numa parceria com a Autopista Planalto Sul – Arteris.

 

Assess. de Imprensa da Amures - Fotos: Oneris Lopes/ Divulgação