O município de Lages está entre as 12 cidades catarinenses avaliadas como categoria B pelo Ministério do Turismo (MTur), sendo a única da região serrana a atingir esse índice. Outros três municípios – Bombinhas, Florianópolis e Balneário Camboriú – são nível A no Estado. A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.

A partir dessa categorização, haverá o processo de regionalização do turismo. “A avaliação, vinda do Ministério do Turismo, reafirma o impacto positivo que o fomento do setor traz ao município. Vamos continuar trabalhando para que Lages avance nesses níveis e continue se destacando”, diz o secretário de Turismo, Flávio Agustini.

Como funciona

No geral, o grupo B é composto por 167 municípios e corresponde a 5% das cidades categorizadas no MTur. Para essa categorização são preconizadas variáveis de desempenho econômico – número de empregos gerados, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. “Nesse parâmetro, Lages apresenta um bom parque hoteleiro e um grupo de empresas do ramo que fazem a diferença. Esse olhar mais econômico possibilitará o enquadramento em várias chamadas; isso nos habilita abrir novos investimentos e será mais fácil angariar recursos para o fomento do turismo no município” relata Flávio Agustini.

Segundo informações do Ministério do Turismo, o processo de categorização, uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo do MTur, teve sua metodologia avaliada pelas secretarias estaduais e municipais de turismo e foi reconhecida em diversas instâncias do poder público. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado a classificou como “essencial” para o aperfeiçoamento da política de Estruturação dos Destinos Turísticos.

Novo mapeamento

Em reunião com o Conselho Municipal de Turismo, na semana passada, entre as pautas com destaque para o fomento do turismo rural na Coxilha Rica, Fundo de Turismo, Natal Felicidade e o Plano Municipal, a equipe da secretaria apresentou o novo mapeamento com a categorização dos municípios brasileiros. “É importante frisar essa classificação que Lages atingiu, para mostrar a infraestrutura que temos e os serviços que oferecemos”, finaliza o secretário Flávio Agustini.

 Assess. de Imprensa da PML - Fotos: Divulgação PML