Coordenador do Fórum Regional de Secretários Municipais de Turismo – Forsetur, Flávio Agustini foi eleito por aclamação na tarde desta terça-feira (27), presidente do Conselho de Turismo da Serra Catarinense Instância de Governança Regional – Conserra. Ele passa a acumular as funções pela larga experiência que possui e a possibilidade de contribuir para uma maior integração regional do turismo.

Flávio Agustini substitui o assessor de comunicação da prefeitura de Urubici Sérgio Lima que desempenhava a função no Conserra. E admitiu que as dificuldades são imensas, especialmente neste momento de crise financeira das prefeituras.

“Fazer as coisas quando tudo está bem é uma situação. Mas enfrentar as dificuldades é também uma oportunidade e sabemos que o apoio da Amures será fundamental nesta empreitada”, disse Flávio Agustini destacando que junto com a Fecam a intensão será traçar estratégias de implementação para a categorização dos municípios de acordo com as novas normas do Ministério do Turismo.

A Assessora de Turismo e Cultura da Fecam Raquel Pedroso Rodrigues fez um diálogo com os Secretários Municipais de Turismo sobre a categorização dos municípios que atende à necessidade do Ministério do Turismo de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor.

Ela explicou que o Ministério do Turismo adotou esta nova metodologia a partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.  E frizou que esta ferramenta oferece elementos para aprimorar a gestão do turismo; ajuda a otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor.

Onéris Lopes - Asses. de Imprensa da Amures