O curso técnico em manutenção automotiva agora poderá ser feito em Lages. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com as inscrições abertas para 35 interessados em se qualificar nesta área. O moderno centro automotivo, que será inaugurado no próximo mês, foi apresentado aos representantes de concessionárias de veículos e indústrias metalmecânicas nesta quarta-feira (29).

Com duração de dois anos, o curso é voltado para aqueles que querem trabalhar como gestores e líderes de células de manufatura no processo de manutenção automotiva. Para participar é preciso ter ou estar cursando o ensino médio. Não há outro pré-requisito.

O diretor do Senai, Telmo Coelho, explica que no laboratório serão trabalhadas a mecânica automotiva leve, com parte eletroeletrônica, suspensão, freios e motores; a pesada, para conhecer os motores; e de motocicletas com até 250 cilindradas, com cambagem, alinhamento e balanceamento de pneus. “Estamos bem equipados e preparados para atender esses alunos”, garante.

Desenhado com os demandantes num período de três anos, o curso é uma oportunidade de qualificação com acesso facilitado ao mercado de trabalho e remuneração atrativa. Quem afirma isso é a Associação dos Reparadores de Veículos do Planalto (Assorveplan), parceira na construção do curso.

O presidente Zulmiro Bernardi reforça que a mão-de-obra qualificada está escassa. “A maioria dos alunos sairá com emprego. Um bom profissional ganhará, em média, R$ 2,5 mil, e com as comissões o salário poderá ser ainda melhor”, diz.

Para mais informações sobre o curso, os interessados podem procurar o Senai pelo telefone (49) 3221-3800 ou na unidade, localizada na rua Archilau Batista do Amaral, no bairro Universitário. As aulas devem iniciar na segunda quinzena de maio.

Texto e fotos: Catarinas Comunicação